Tampa de válvulas carro
Tapa de valvulas para
Tapa de valvulas: informações úteis
A tampa de válvula é um dos elementos fixos do motor. A tampa está por cima da cabeça do motor e tem a função de alocar as velas e os injectores e fechar o regime de carregamento. Juntamente com a parte inferior do êmbolo e as paredes do cilindro, esta peça forma uma câmara de combustão e recebe a pressão de gás durante a compressão e combustão no cilindro do motor do veículo. A tampa individual foi usada nos motores multi-cilindros com um diâmetro de mais de 200 milímetros. Agora, elas são usadas nos motores menores. A vantagem principal de uma tal tampa é a simplicidade de fabrico e uso. Deve salientar-se também que o tipo do motor do carro, juntamente com o número de válvulas por cilindro, a localização dos canais de ar, gás e líquido refrigerante e muitos outros definem o design da cabeça da tampa.
Portanto, há um grande número de cabeças: modulares, gerais para todos os cilindros ou banco de cilindros e individuais por cada cilindro, que também é chamado a tampa de válvula. Além disso, a cabeça do cilindro é um das mais esforçadas partes do motor por causa do calor, porque o fluxo de calor no cilindro seriamente excede o fluxo de calor no êmbolo e na manga do cilindro. A queda de temperatura e variação de calor na parte inferior da tampa, que é o elemento mais carregado, afecta a fiabilidade de funcionamento desta peça do carro.
É necessário primeiro garantir a rigidez dos elementos do carro, ao projetá-los. A tampa de válvula é uma peça do carro deste tipo. A deformação da parte inferior é por causa da tampa de válvula. Se a tampa for feita de materiais inflexíveis, a parte inferior e a forma dos orifícios das válvulas são preservadas. Se você ainda precisa de substituir as peças do seu carro, tais como um telescópio amortecedor, levantador dos vidros das portas ou outras peças do carro, levá-las da loja online. Além disso, os preços das peças de automóveis da Internet são sempre muito pequenos em comparação com os de outras lojas.
Como detectar uma cabeça do motor avariada
O diagnóstico do componente é muito complexo e demorado, e requer a utilização de equipamentos de medida especiais, pelo que é melhor confiá-lo a profissionais. Deve ser levado a cabo por fases. Em primeiro lugar, são medidos os parâmetros geométricos dos elementos da cabeça do motor - as buchas das válvulas guia e as próprias válvulas - são medidas e a sua localização relativa ao corpo da cabeça do motor é examinada. Então o estado da cavidade de arrefecimento pode ser verificado. Fendas, cavitações, porosidade e empenos no metal indicam a necessidade de reparação ou substituição. Para detectar danos escondidos, é utilizado um equipamento especial que permite a detecção de fugas nos canais de arrefecimento.
Pode notar que a cabeça do motor necessita de diagnóstico de acordo com o seguintes sintomas:
- sobreaquecimento do motor;
- o motor falha alguns tempos ao funcionar;
- cheiro a fumos de escape no capô;
- vestígios de óleo de motor no refrigerante;
- fumo branco espesso a sair do escape;
- sons estranhos durante o funcionamento do motor;
- fuga de óleo por debaixo da tampa da cabeça do motor.
Motivos para avarias da cabeça do motor
A maioria das avarias da cabeça do motor, em particular as fendas na cambota e o desgaste acelerado das válvulas guia, são causadas por falhas no cumprimento das recomendações de utilização, que aumentam significativamente as cargas no motor. O funcionamento ideal do motor é conseguido conduzindo a rpm médias, já que a condução a baixas rpm em alguns veículos faz com que a bomba do óleo funcione a uma taxa de baixo fluxo, e os componentes são lubrificados de forma insuficiente, enquanto que as altas rpm aumentam a fricção e o desgaste abrasivo do motor. Na época fria, não comece a conduzir sem pré aquecer o motor.
A razão de muitas avarias da unidade é o sobreaquecimento do motor. As temperaturas extremamente altas resultam na deformação do corpo da cabeça do motor, que contribui para o desgaste prematuro do sistema de arrefecimento e dos componentes do motor. Além disso, as mudanças abruptas de temperatura, aumentam o risco de aparecimento de fendas entre os canais de arrefecimento e os sistemas de lubrificação. A entrada de óleo no sistema de arrefecimento reduz a sua eficácia, aumentando a probabilidade de sobreaquecimento do motor. Contudo, a entrada de anticongelante no cárter é muito mais perigosa. Neste caso, a utilização do veículo deve ser imediatamente parada.
A utilização de refrigerante ou óleo de má qualidade, ou a falha na sua substituição atempada resulta no entupimento prematuro dos respectivos canais e contribui para a formação de depósitos de carvão na sua superfície.
Reparação da cabeça do motor
O âmbito e a razoabilidade da reparação são determinados por especialistas durante o diagnóstico. Por vezes, a substituição dos vedantes das hastes das válvulas, das próprias válvulas e do seus locais de instalação e das buchas guia, bem como a limpeza dos canais de depósitos de carvão e sujidade são suficientes para repor a funcionalidade da unidade. Pequenas fendas são reparadas com solda, e as faces da válvula são renovadas por esmerilamento. Se o componente está deformado, s os locais de instalação das buchas das válvulas estão gastos, ou o desgaste é severo, a cabeça do motor deve ser substituída.
Substituição da cabeça do motor
O desmantelamento da cabeça do motor é acompanhada pela remoção de muitos componentes e sistemas. Durante a remontagem, é importante apertar os parafusos de fixação com um determinado momento de torção, de acordo com um layout especial. Isto é um processo muito complicado e importante. Assim, a cabeça do motor deve ser substituída numa estação de serviço especializada.