
Válvula de admissão carro
Válvula de admissão do motor para
Válvula de admissão do motor: informações úteis
O mecanismo de distribuição de gás executa a abertura e o fechamento das válvulas de admissão / escape do motor. Ao maior comprimento, este mecanismo é necessário para a entrada oportuna de ar ou mistura nos cilindros do motor de automóveis e a saída dos gases descarregados dos cilindros após a explosão. Nos motores, são usados os mecanismos de distribuição de gás com as válvulas à cabeça. Isto torna possível aumentar a taxa de compressão do motor. Do seu lado, isto melhora o enchimento do cilindro e simplifica a manutenção do motor de automóvel.
Dependendo do design do motor, nos veículos estão instalados mecanismos de distribuição de gás de tipos diferentes. A instalação do mecanismo de distribuição de gás, depende principalmente da posição relativa da cambota ou veio de manivelas e da árvore de cames, (também chamada árvore de comando de válvulas, veio de excêntricos, veio de ressaltos ou eixo de comando de válvulas), o valor do qual depende do tipo do motor e das válvulas de admissão / escape. Um grande número de válvulas de admissão e de escape assegura um melhor enchimento dos cilindros com a mistura de combustível e depuração dos gases de escape. Em conseguência, o motor do veículo se desenvolve mais potência e mais torque. É também importante de salientar que, quando o cilindro tem um número ímpar de válvula instalada, o número das válvulas de admissão é sempre maior do que das válvulas de escape.
Quando há um aumento da folga das válvulas, você pode ouvir uma batida com intervalos iguais. As válvulas são acionadas por uma árvore de cames. A sua velocidade de rotação é a metade da frequência da velocidade de rotação da cambota. Assim, o debito de válvulas também é menor do que a freqüência de uma batida no motor do carro. Entre as falhas graves, emitido pelo tal ruído, pode ser a folga grande das válvulas que devem ser ajustadas. Em caso de ruptura das molas das válvulas, será necessário substituir a mola. Se determinar que a causa da falha é uma grande folga entre a haste e a guia de válvula, todas as peças desgastadas devem ser substituídas.
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Como detetar o mau funcionamento da válvula de admissão
O componente é verificado em duas etapas. Primeiro, todos os sistemas são verificados numa banca especializada com um computador.
Em seguida, o sistema é desmontado, e a válvula é desmantelada. Inspecione o componente para verificar a ausência de depósito de carbono e danos mecânicos. Deve ser prestada especial atenção ao ajuste da válvula, e à sua posição no assento. Antes de proceder à finalização, o motor tem que arrefecer. Ajuste, então, o pistão no centro inoperante superior do curso de compressão. De seguida, solte a segunda porca aparafusada após a principal e ajuste a folga utilizando um medidor. A folga ideal deve permitir que medidor entre com esforço percetível.
Observe que as válvulas não podem ser ajustadas separadamente dos outros componentes. Por isso, após a substituição da válvula, lembre-se de recolocar o novo componente no lugar.
Pode notar que a válvula de admissão pode ter necessidade de diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- o motor apresenta batimentos, e outros sons estranhos são ouvidos em todos os modos de funcionamento;
- falhas na ignição de motor;
- o consumo de combustível e do óleo do motor aumentaram;
- o motor funciona incorretamente em baixas rpm e para espontaneamente ao ralenti.
As razões das avarias da válvula de admissão
O mau funcionamento ou falha completa do componente pode ser causado pelo uso do combustível ou óleo de motor de má qualidade. A utilização de gasolina com baixo número de octanas leva ao baixo valor antidetonante do combustível, o que resulta em altas cargas do grupo de pistão. Por conseguinte, a temperatura do funcionamento do motor aumenta. O depósito de carbono também se acumula na cabeça da válvula que, depois de alcançar certa espessura, desconecta-se e fica entre o assento e a entrada de válvula. Isso resulta no sobreaquecimento da cabeça da válvula e prejudica o contacto com o assento.
Frequentemente a razão do mau funcionamento do componente é um afastamento aumentado ou diminuído entre o assento e a válvula. Quanto maior for a distância, mais rapidamente o componente se desgasta, e o motor falha. Se o afastamento é mais pequeno do que o normal, a válvula de admissão para o desempenho de suas funções. Assim, o combustível não entra dentro dos cilindros a tempo. Conduzir um veículo com válvulas fechadas leva ao sobreaquecimento do motor e à falha prematura dos cilindros.
A razão de uma válvula de admissão se queimar pode ser uma ignição demasiado atrasada ou, vice versa, demasiado adiantada. Portanto, se o componente falhar, é necessário certificar-se que o ângulo de avanço de ignição está correto.
Substituição de uma válvula de admissão
A reparação não consegue remover mesmo os defeitos insignificantes da válvula, por conseguinte, é conveniente substituí-la.
Para desmontar o componente, primeiro remova a correia de distribuição e a tampa do eixo de cames. Recomenda-se marcar a sequência dos balancins e dos compensadores com um marcador.
Para apertar os parafusos da tampa do eixo de cames, use uma chave dinamométrica. O torque de aperto deve ser só de 10 Nm.
Para fazer com que as válvulas se desgastam uniformemente, substitua todos os componentes de uma só vez.