
Válvula de ventilação do cárter carro
Ventilação positiva do cárter para
Ventilação positiva do cárter: informações úteis
Como detectar falhas do sistema de ventilação do cárter
Pode verificar a funcionalidade do sistema de ventilação do cárter utilizando um medidor de pressão. Para tal, é necessário ligar o medidor à entrada do filtro do óleo utilizando um adaptador especial. Aqueça o motor antes de iniciar as medições. A 700 a 800 rotações por minuto, a pressão deverá ser de 500 a 1500 Pa. Quando o motor atinge as 2200 a 3500 rpm, no cárter deverá criar um vácuo com pressões na gama entre os 100 e os 500 Pa. Se a pressão não cair com o aumento de rotações, então a válvula de descarga do sistema de ventilação do cárter falhou. Se o vácuo excede o valor normal, muito provavelmente o filtro do ar está entupido.
Nota! Estes valores são generalizados. São relevantes para motores com capacidades de 1,8 a 3 litros. Verifique qual deve ser a pressão do gás no cárter do seu veículo consultando o manual técnico do seu veículo.
Se não tiver um manómetro, coloque a sua mão sobre a entrada do filtro e peça a pessoa que o ajuda que eleve as rotações para as 2000 a 2500 rotações por minuto. Se sentir o aumento de pressão no cárter ao mesmo tempo, o sistema de ventilação do cárter está defeituoso.
Para verificar o estado da válvula de descarga, desmonte-a e sopre, primeiro de um lado e depois do outro. Um componente a funcionar adequadamente, permite apenas que o ar flua numa só direcção.
Pode identificar que o sistema de ventilação do cárter necessita de diagnóstico se detectar os seguintes sinais:
- óleo no acelerador;
- funcionamento instável do motor ao ralenti;
- mudança na cor e cheiro dos gases de escape;
- consumo de óleo exagerado;
- arranque do motor dificultado;
- deterioração do desempenho dinâmico do veículo;
- perda de potência do motor;
- sons anormais na zona do colector da admissão.
Causas de falha do sistema de ventilação do cárter
É aconselhável drenar o sistema de ventilação do cárter a cada mudança de óleo de rotina. Caso contrário, a sujidade acumulada pode bloquear as condutas estreitas de ventilação, as tubagens e os tubos de ligação. Isto resulta não apenas em falhas no desempenho do sistema, mas também num desgaste acelerado dos seus componentes.
A utilização de óleo de má qualidade é perigosa para o sistema de ventilação do cárter. Os componentes agressivos incluídos na sua composição podem danificar os vedantes de borracha, enquanto as fracas capacidades de limpeza levam à formação acelerada de depósitos na superfície interna dos ductos e tubagens, ao encravamento da válvula ou ruptura da sua membrana. A utilização do veículo com o motor incorrectamente o insuficientemente lubrificado resulta em efeitos semelhantes.
Em alguns casos a falha do sistema ocorre devido à entrada de água, o formação de condensação. A baixas temperaturas, a água congela, bloqueando os ductos e orifícios de ventilação. Para eliminar este problema, muitos veículos incluem o aquecimento do cárter. Mas se estiver com avaria, e o carro for utilizado numa região com um clima húmido e frio, o risco de congelamento aumenta consideravelmente.
Reparação e substituição do sistema de ventilação do cárter
Frequentemente o desempenho do sistema de ventilação do cárter pode ser reposto recorrendo à sua limpeza de contaminantes. Para tal necessita:
- Desmonte a tampa do motor.
- Desligue a tubagem do ramo grande de ventilação, depois de apertar e desviar a braçadeira.
- De forma semelhante, desligue a tubagem do ramo de ventilação pequeno - primeiro no encaixe do ligador, depois do lado da válvula de contrapressão.
- Afrouxe a válvula de contrapressão e desaperte-a do seu local de instalação na tampa da cabeça do cilindro.
- Desligue a tubagem do ramo grande da ventilação do encaixe da cabeça do cilindro, após ter apertado e desviado a braçadeira.
- Limpe as tubagens removidas e a válvula com gasolina ou querosene, secando-os depois com ar comprimido.
- Limpe os orifícios dos encaixes dos depósitos acumulados.
- Reinstale as peças seguindo o procedimento na ordem inversa.
As tubagens com fendas ou endurecidas, braçadeiras danificadas os deformadas necessitam de substituição. Uma válvula VPC (ventilação positiva do cárter) pode ser reposta pela instalação de uma nova membrana. Mas se a carcaça ou a ligação roscada estiverem danificadas, terá de comprar uma peça nova, ou, em alguns casos, uma tampa da válvula.
Frequentemente, é fácil de substituir o elemento filtrante do separador do óleo sem ajuda de terceiros. Para tal, necessita remover a tampa da unidade, após soltar os clips; e depois remover o componente avariado e instalar um novo no seu lugar. Pode reparar a válvula do separador do óleo se existir necessidade.