Vareta do óleo carro
Vareta do nível de óleo para
Vareta do nível de óleo: informações úteis
O indicador do nível de óleo (a vareta de medição do óleo) é usado para determinar o nível de óleo no tanque de expansão. Como regra geral, estes são dispositivos com uma placa de ligação, ou um tubo de vidro plano, que funciona segundo o princípio de vasos comunicantes, instalados directamente no tanque de expansão do carro. O ponteiro que indica o nível de óleo está localizado no lado exterior do tanque de expansão.
Cada proprietário do carro deve saber que o nível de óleo do motor deve ser verificado depois de 400 quilômetros. O nível baixo de óleo leva a um deslizamento ou perda de transmissão de torque. O excesso de óleo pode causar a formação de espuma e pode danificar a caixa de velocidades. Se o carro estava dirigindo em alta velocidade por um longo tempo, estava funcionando em city mode em tempo quente ou com reboque, não se pode determinar com precisão a quantidade de óleo na caixa de velocidades automática.
Antes de verificar o nível de óleo é necessário esperar algum tempo, após a paragem do motor. E só então, que você pode extrair o indicador de nível de óleo, cujo ponteiro deve ficar sempre entre as marcas “max” e “min”. Depois de limpar o ponteiro, afundá-la e volta a pegar. Se o nível do óleo está abaixo do normal, verte óleo em pequenas porções para a marca “max”, que está desenhada no indicador. Se o nível do óleo caiu para o nível de “MIN”, é preciso verter um litro de óleo, e em seguida, feche a tampa de enchimento. Não verte óleo acima de “máximo”.
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Como detetar as falhas do indicador de nível de óleo
Para testar o componente, medir a resistência entre os seus contactos. Se o sensor estiver em boas condições, esse valor será entre 5 e 30 Ohms. Para verificar o grau de funcionamento do componente, deve ser usado um dispositivo especial. Instale o componente a ser testado sobre a tampa do dispositivo, ligue à terra o alojamento à carroçaria do veículo, e conecte o terminal de saída ao fio do circuito. Mova então a alavanca para a marca máxima da escala e coloque nos ângulos apropriados. Os valores permitirão determinar a imprecisão. O erro não deve desviar-se dos valores aceitáveis.
Pode notar que o indicador de nível de óleo deve ser diagnosticado pelos seguintes sintomas:
- a agulha do componente flutua;
- a lâmpada de baixo nível de óleo pisca espontaneamente;
- a agulha desce espontaneamente;
- depois da ligação da ignição, e o motor ser iniciado, a agulha não se move;
- a agulha aponta sempre para o mínimo ou máximo.
As razões das avarias do indicador de nível de óleo
A constante vibração do motor pode resultar na quebra de contacto, e pode ocorrer falha do circuito elétrico entre o sensor e o indicador, pelo qual controlar o nível de óleo ficará problemático, e podem ocorrer problemas graves no funcionamento do motor.
As falhas comuns do sensor são o curto-circuito ou oxidação dos contactos e a sua despressurização e entrada interior de óleo. A perda de estanqueidade é frequentemente associada com o desgaste dos anéis de borracha no componente. A oxidação dos contactos é causada pela humidade, curto-circuitos - por quedas de tensão no circuito.
A desmagnetização da boia do sensor é causada por altas temperaturas e o uso do componente para além da sua vida útil.
Substituição e reparação do indicador de nível de óleo
Durante a reparação, o sensor e a boia são substituídos. Se os fios estiverem danificados, restaure a conexão. Para remover o mau funcionamento, pode também dobrar o contacto deslizante. Mais frequentemente, um componente avariado é substituído por um novo. Para substituí-lo, primeiro drene o óleo. Em seguida, retire os fixadores do componente avariado com uma chave inglesa, remova-o e instale um novo componente. Após a substituição, encher com novo óleo.