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Anéis do pistão: informações úteis
Como detectar falhas dos anéis dos pistão
A inspecção do grupo cilindro-pistão é feita de várias formas. A medição da compressão no interior dos cilindros é o método mais comum. Nos veículos com motor a gasolina, necessita de desapertar as velas, encher 30 a 50 ml de óleo em cada orifício das válvulas e tapá-los com um pano seco: irá absorver o excesso de lubrificante. Depois, tem de rodar o motor 3 a 4 voltas com um arrancador e medir a compressão. Se tiver subido de 0,9 a 1,2 mPa, os anéis do pistão estão gastos. Nos motores diesel, a quantidade de lubrificante utilizada é a mesma, mas necessita de instalar as velas de incandescência nos seus sítios e tentar depois ligar o motor. Se num ambiente com temperaturas positivas e com velas não funcionais o motor arranca, então os anéis do pistão necessitarão muito provavelmente de substituição.
Uma inspecção mais alargada poderá ser feita numa estação de serviço. Normalmente é feita utilizando um método de ar comprimido ou vácuo, é uma tarefa muito demorada, mas ao mesmo tempo dá resultados fiáveis.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico dos anéis do pistão na presença dos seguintes sintomas:
- perda de potência do motor;
- consumo de óleo exagerado;
- aumento notório do consumo de combustível, em especial ao conduzir em cidade;
- mudanças na cor dos gases de escape;
- depósito de fuligem nas velas;
- fuga de óleo por debaixo dos vedantes;
- pressão exagerada dos gases da cárter.
Causas de falhas dos anéis do pistão
Os anéis do pistão têm uma vida útil limitada: 150.000 a 300.000 km. Negligenciar os intervalos de substituição aconselhados pode resultar numa reparação do motor dispendiosa.
Os anéis do pistão funcionam num ambiente agressivo e estão continuamente expostos a temperaturas extremamente altas, óleo e gases de escape. É por isso que se instalar peças de má qualidade, a necessidade de reparação do grupo pistão-cilindro pode aumentar mais cedo do que o habitual.
A falha prematura dos anéis do pistão pode ser provocada pela substituição do filtro do ar ou do óleo fora de tempo, ou da sua má qualidade ou dada a inconformidade com as especificações do veículo. A contaminação aumenta o desgaste abrasivo da peça, aumenta o risco de empeno e de fracturas. Além disso, podem ocorrer danos mecânicos pela entrada de fragmentos de hastes de ligação, válvulas ou da cambota para os pares em contacto.
Os danos do componente são frequentemente provocados pela utilização de combustível de má qualidade. O combustível com poucas octanas provoca detonações no motor. Dado o aumento da pressão dentro dos cilindros, os gases quentes saem pelos anéis do pistão com uma força maior que a habitual, destruindo-os.
As condições de utilização adversas, tais como as viagens curtas, em especial na época fria, pode também reduzir a vida útil dos anéis do pistão: os componentes do motor não aquecido à temperatura de funcionamento estão insuficientemente lubrificados e por isso estão altamente expostos à abrasão.
A falta de óleo no sistema leva ao encravamento do pistão e à destruição dos seus anéis. As mesmas falhas podem resultar do sobreaquecimento do motor.
Muitas avarias dos componentes acontecem devido à instalação inadequada destes, ou em resultado de uma reparação não qualificada do motor, quando, após a fresagem do cilindro, é escolhido um kit de anéis do pistão inadequado. A falta de polimento final da superfície da unidade pode resultar num desgaste acelerado dos rebordos do anel, e a folga incorrectamente ajustada dos anéis de bloqueio do pistão podem levar ao seu encravamento.
Substituição dos anéis do pistão
A substituição dos anéis do pistão, bem como quaisquer outros trabalhos relacionados com a reparação do motor, devem ser feitos numa estação de serviço, já que requerem a remoção do motor e a sua desmontagem, e posterior ajuste preciso das folgas. É aconselhável a substituição dos pistões sempre que se instalem novos componentes, bem como a fresagem e brunimento dos cilindros do motor. Caso contrário, os novos anéis podem ficar destruídos em muito pouco tempo.