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Chumaceira de biela para
Chumaceira de biela: informações úteis
Como detectar falhas nos casquilhos das bielas
O diagnóstico dos elementos da biela é muito demorado, mas também requer equipamento especial. É por isso que é melhor ser levado a cabo numa estação de serviço.
A verificação do estado dos casquilhos da cambota é levada a cabo em várias fases. Em primeiro lugar tem de medir a pressão do óleo na tubagem. Um manómetro especial é utilizado para este efeito, equipado com uma manga de ligação e um amortecedor para suavizar as pulsações do lubrificante. Necessita de o ligar à carcaça do filtro do óleo e medir a pressão do lubrificante quando o motor está em ponto morto, à temperatura de funcionamento.
Se a pressão está abaixo do normal, o próximo passo da inspecção acontece: ouça os batimentos do motor com um estetoscópio para automóveis. A inspecção é feita com o motor desligado, e o seu desempenho é simulado por intermédio de uma bomba de vácuo-compressor. Os casquilhos das bielas normalmente produzem um batimento de volume médio, mas mais sonoro que as carcaças dos casquilhos principais.
Quando os batimentos são detectados, as folgas entre os componentes em contacto são medidas utilizando equipamento especial. Se excederem os valores máximos admissíveis, deve remover o motor e inspeccionar os casquilhos. A alteração da cor da superfície, a escamação, a corrosão e o empeno indicam não apenas que a peça necessita de ser substituída, mas também ajudam a identificar a causa da falha.
Pode identificar que os casquilhos das bielas necessitam de diagnóstico de acordo com os seguintes sintomas:
- batimentos no motor, a quente, acompanhado do indicador a piscar da pressão do óleo;
- baixa pressão do óleo;
- paragens aleatórias do motor;
Causas de falhas dos casquilhos das bielas
Os casquilhos das bielas são grandemente expostos desgaste abrasivo quando na presença de cargas elevadas. O seu desgaste prematuro pode ocorrer devido à pressão insuficiente no sistema de lubrificação, à utilização de óleo inadequado ou de má qualidade ou à sua insuficiente viscosidade: a película de óleo demasiado fina não consegue suster cargas elevadas e acaba destruída. Isto resulta no sobreaquecimento dos moentes e dos casquilhos, na sua fusão ou empeno.
A robustez insuficiente da película de óleo pode ocorrer devido à entrada de combustível ou refrigerante no sistema de lubrificação do motor, motivo pelo qual a viscosidade do lubrificante fica reduzida. Os compostos com elevada viscosidade são também nocivos para o motor, já que no momento do arranque, em especial nas épocas frias, os seus componentes não estão suficientemente lubrificados.
A falha prematura dos componentes da biela, pode também resultar da substituição fora de tempo do óleo ou do filtro. Os contaminantes contidos no lubrificante agem como partículas abrasivas, levando a danos crescentes nas superfícies em contacto
A vida útil dos casquilhos das bielas são muito dependentes do estilo de condução. As viagens curtas frequentes, a condução a baixas rpm, os arranques e acelerações bruscas levam à deformação das peças por fadiga e à sua corrosão.
Substituição dos casquilhos das bielas
A substituição das peças é levada a cabo a cada grande reparação do motor, de forma obrigatória. Os casquilhos demasiado grandes de maior espessura são instalados em vez das peças gastas, e a cambota é virada e polida. O trabalho de restauro requer precisão, pelo que é possível apenas de ser efectuado numa estação de serviço.