Bomba de óleo carro
Bomba de óleo para
Bomba de óleo: informações úteis
A bomba de óleo faz circular o óleo no sistema de lubrificação do motor. É montada sobre bloco do cárter de motor ou sobre a tampa do rolamento da cambota (virabrequim-no Brasil) principal. Há uma e a segunda câmara da bomba. Na câmaras segunda da bomba, existem a câmaras principal e as secções do radiador divididas por um separador. Em geral, a estrutura da bomba de óleo é bastante complexa. A bomba de óleo é constituída pelo receptor de óleo, carcaça, tampa e as duas rodas dentadas. A carcaça da bomba é equipada com dois poços cilíndricos para instalar as rodas dentadas. A engrenagem motora está ligada ao eixo da bomba, baseando-se na manga. As mangas são pressionadas para dentro da carcaça da bomba e da tampa da bomba. As engrenagens movidas envolvem as engrenagens motoras, que giram livremente no pino. Os dentes da engrenagem conduzem o óleo da carcaça de entrada para a carcaça forçada.
Na carcaça da bomba de óleo existe um lobo, onde a válvula de alívio é instalada para evitar as pressões excessivas, criadas no arranque a frio do motor. Nos carros, o acionamento da bomba de óleo é suportado pela cambota (virabrequim-no Brasil) ou árvore de cames (eixo de comando de válvulas-no Brasil). Ao falar sobre o seu funcionamento, a bomba de óleo é dividida em não regulada, que mantém uma pressão constante devido à válvula de alívio, e ajustável, que assegura uma alteração da pressão constante no desempenho da bomba.
A descida da pressão no sistema pode ser causada pelo desgaste da bomba de óleo. Essas falhas podem até mesmo ser ouvidas porque a bomba começa a fazer ruído durante o seu funcionamento. Para descobrir o que foi exactamente submetido ao desgaste, você precisa remover a bomba do motor e desmontá-la. Vale lembrar que antes de desmontá-la, você deve verificar a válvula de alívio: as partes da válvula, a mola, a bola, a tampa da válvula. Estas partes podem causar flutuações de pressão do óleo. Neste caso, você precisa de substituir estas peças de carro por outras novas. Na maioria dos casos, a bomba de óleo não é reparada, mas substituída por uma nova.
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Como detetar a falha da bomba de óleo
O nível de óleo deve ser verificado pelo menos uma vez por mês. Primeiro, verifique a roda dentada da bomba. O componente não deve estar com desgaste ou danificado devido ao impacto mecânico. Em seguida, solte os parafusos da válvula de descompressão do pistão e remova o componente. Verifique se as engrenagens e o alojamento não estão danificados. Depois disso, verifique o nível de desgaste das molas e a obstrução do filtro.
Pode notar que a bomba de óleo pode precisar de diagnósticos pelos seguintes sintomas:
- os componentes são insuficientemente lubrificados;
- as peças do motor ficam sobreaquecidas;
- a pressão de óleo desceu no sistema de lubrificação.
As razões do mau funcionamento da bomba de óleo
O componente intermediário entre o cárter e a bomba através do qual os fluxos de óleo passam é o tubo de sucção de óleo. O cárter sujo pode ser um fator que acarreta a obstrução da tubagem de sucção e rápida deterioração da eficiência da bomba. A utilização de óleo de má qualidade e o seu baixo nível também provocam a rápida deterioração do componente.
Falhas na substituição do óleo de acordo com a calendarização prescrita, ou o funcionamento do veículo em locais poeirentos pode provocar um desgaste prematuro do componente. Isso também resulta na acumulação de sujidade na superfície da válvula de descompressão e o seu bloqueio.
A razão para danos mecânicos das engrenagens pode acontecer pelo impacto da força devido a colisão ou ao bater num obstáculo. Acontece frequentemente que a bomba falha devido ao estilo de condução extremo e à condução frequente em todo-o-terreno a altas velocidades.
Reparação da bomba de óleo
Em caso de defeitos menores, o componente pode ser reparado. Desmontar a bomba e avaliar a condição da válvula de descompressão, depois limpá-la cuidadosamente. O componente em si deve ser lavado com gasolina e revestido com óleo. Se o cárter estiver obstruído, drene o óleo e lave a panela e o tubo de sucção.
Substituição da bomba de óleo
Em média, a vida útil da bomba é de 150.000 km de quilometragem. Se a eficiência do componente for baixa, deve ser substituído. Para desmontar a bomba, retire a panela e desparafuse a bomba dos parafusos de fixação. Em seguida, remova o tubo de sucção de óleo. Lave a panela e substitua a sua vedação. Para instalar uma nova bomba, repita as mesmas etapas na ordem inversa. Finalmente, aperte os suportes do motor e encha o motor com novo óleo.