
Bateria de arranque carro
Bateria para
Bateria: informações úteis
Como detectar falha na bateria
O diagnóstico da bateria começa com uma inspecção visual. Para tal, necessita aceder à peça interna onde se situam as placas. Necessita de remover uma tampa especial na tampa superior. Para iniciar, verifique a cor do electrólito. O fluido deve ser límpido. Se for escuro ou avermelhado, isso indica que as placas da bateria se deterioraram. A bateria necessita de ser substituída. De seguida, verifique se o electrólito é suficiente: as placas da bateria têm de estar totalmente sumergidas. Se o nível de fluido for insuficiente, tem de o repor.
Seguidamente, verifique o nível de carga da bateria. Isto pode ser feito com um voltímetro ou com um multímetro. O valor nominal é de 12,5 a 13 V. O limite superior indica que a bateria está totalmente carregada, o inferior corresponde a meia descarga. As leituras da voltagem da bateria carregada devem estar entre os 13,5 e s 14 V. Se for inferior, isso indica uma falha do alternador do carro.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico da bateria na presença dos seguintes sintomas:
- problemas com o arranque do motor;
- descarga rápida da bateria;
- vibração exagerada da bateria durante o funcionamento do motor;
- funcionamento instável do motor de arranque e do motor;
- temperaturas elevadas nos terminais.
Se cumprir com as regras de utilização, a vida útil média da peça é de 4 anos. Aconselha-se a verificação do estado da bateria sempre a cada manutenção da viatura.
Causas de falha da bateria
Utilizar um carro com a bateria descarregada ou a sua não utilização durante um longo período de tempo pode resultar na sulfatação das placas da bateria. Neste caso, na superfície das placas aparecem cristais não solúveis no electrólito. Isto provoca o decréscimo da área activa das placas e, como resultado, perda da capacidade da bateria. Negligenciar as regras de carga da bateria pode provocar a falha total das placas. Como resultado, pode ocorrer um curto circuito.
Dada a exposição a temperaturas extremamente baixas, a integridade da peça torna-se deficiente. Os defeitos podem ser visíveis tanto visivelmente (inchaço e empeno da carcaça, aparecimento de fendas) como de forma escondida (aparecimento de microfendas que não conseguem ser detectadas visualmente, mas afectam a qualidade do electrólito e do funcionamento da bateria).
As falhas no cumprimento dos requisitos do nível de densidade do fluido resultam num número de falhas da bateria. O nível baixo de fluido provoca a destruição das placas, e o nível excessivo leva a fugas de electrólito através dos orifícios de ventilação da bateria. Isto resulta em falhas noutras peças do veículo. A presença de impurezas no elecrólito encurta também a vida útil da bateria.
Reparação e substituição da bateria
A reparação da bateria pode ser feita sem ajuda de profissionais, em caso de renovação do electrólito, aperto dos parafusos de fixação, limpeza dos terminais. Em caso de sulfatação, curto-circuito, ou uma inversão de polaridade, a peça tem de ser substituída. Pode facilmente substituir a peça também sem ajuda. Ao fazê-lo, aconselha-se a ligar o equipamento eléctrico do carro a outra bateria (computador de bordo, sistema de navegação, rádio). Isto irá evitar a redefinição dos equipamentos.
A substituição da bateria é feita da seguinte forma:
- Remova a chave da ignição e abra o capô.
- Solte a porca do parafuso do terminal.
- Desligue o cabo do terminal negativo da bateria.
- Remova a tampa protectora e desligue o cabo do terminal positivo.
- Se a braçadeira de retenção for usada para fixar a bateria, deve ser removida.
- Desmonte a bateria antiga.
- Instale uma nova bateria.
- Volte a montar a unidade na ordem inversa.