Cárter do motor carro
Cárter de óleo para
Cárter de óleo: informações úteis
Esta peça de carro é uma espécie de reservatório, por meio do qual o óleo flui para as partes superiores do motor. Por sua vez, a cambota toca o óleo e espalha-o nas zonas móveis do automóvel. Por causa da falta de óleo e ao dirigir com um nível reduzido de óleo, especialmente em condições problemáticas, os rolamentos podem falhar. Portanto, é muito importante que o óleo permaneça no cárter do motor. E este não depende da proximidade dos componentes rotativos. Uma optima construção projetada do cárter torna-se uma questão essencial.
Para este efeito, ao criar uma passagem eficaz de óleo do virabrequim, os designers aumentam e alongam o tubo do reservatório de óleo. Mas esta construção é optima apenas para os carros que são dirigidos em condições ideais. Durante a condução nas estradas em estado precário, este design não irá funcionar. O dano mais comum é a perfuração do reservatório de óleo ao dirigir em um buraco ou sobre um objecto estranho. Torna-se visível quando você vai ver vazamento de óleo sob o veículo. Em alguns casos, o cárter de óleo pode ser soldado. Mas se ele estiver muito danificado, é necessário substituir completamente a peça, pois isso pode causar sérios danos às outras peças de carro.
O proprietário de automóvel não deve encomendar o cárter de óleo na mesma estação de serviço, onde ele costuma reparar o seu veículo. Isso pode custá-lo o dobro ou muito mais. Mas a entrega de um cárter do motor, kit de protecção contra poeira ou rolo fixo pode levar várias semanas. Neste caso, você só pode contar com as lojas online. Primeiro, o custo das peças de automóveis na Internet é mais pequeno devido ao baixo custo de manutenção da loja. Segundo, você terá a peça encomendada em poucos dias úteis.
Falhas do cárter inferior do óleo (tabuleiro)
- deformação da peça;
- corrosão das peças metálicas;
- desgaste das fixações da peça;
- despressurização do sistema;
- roturas nas juntas do cárter.
Sinais de avaria do cárter inferior do óleo (tabuleiro)
- manchas de óleo sob o carro estacionado;
- danos visíveis na peça (desde fissuras a corrosão).
Causas de avaria do cárter inferior do óleo (tabuleiro)
- danos mecânicos da peça;
- desgaste da junta;
- desrespeito das regras de funcionamento do veículo;
- influências externas (humidade, sujidade, temperatura).
Diagnóstico
Inspecione detalhadamente a peça para ver se está anómala. A inspeção visual vai revelar se existem danos no cárter. Se detetar uma fuga de óleo, arranje-a e renove o óleo para o nível necessário. Como pode ver, não precisa de equipamento ou habilidades específicas para diagnosticar o estado deste elemento.
Substituição do cárter inferior do óleo (tabuleiro)
Use um vedante para parar a fuga. Se não conseguir remediar esta falha, substitua o cárter. Para substituir a peça, siga os seguintes passos:
- eleve o carro com um guincho;
- drene o óleo;
- desaparafuse os fixadores do cárter;
- limpe a carcaça (assegure a integridade da peça com recurso a um vedante);
- revista a peça com uma nova camada de vedante;
- monte um componente novo.
Precisa de um ajudante para executar estas ações. Lembre-se que também é necessário substituir uma junta e o óleo no motor do carro. A proteção do motor vai ser útil para prevenir possíveis danos ao cárter.