Árvore de cames carro
Jogo de árvores de cames para
Jogo de árvores de cames: informações úteis
A árvore de cames é o principal componente do mecanismo de correia dentada ou corrente de distribuição, que é usada para sincronizar a abertura e o fecho das válvulas de admissão e de escape do motor. Actualmente, quase em todos os motores dos automóveis modernos, a árvore de cames está localizada na parte superior da cabeça do motor e está ligada à roda dentada da cambota ou veio de manivelas, à corrente de distribuição ou ao rede de polias. Isto permite uma rotação com uma frequência duas vezes menor do que a versão local anteriormente permitida.
Em veículos antigos, a árvore de cames foi localizada pelo contrário, na parte inferior da cabeça do motor. A árvore de cames é o cérebro do motor do carro, que determina a natureza do funcionamento do motor, isto é, a ritmo de aumento e o tempo em que as válvulas estarão abertas. Devido ao facto de que o número dos cames, excêntricos ou ressaltos, corresponde ao número de ambas as válvulas de entrada e de escape dos motores de automóveis, um came indivídual abre a válvula, executa o impulsor da alavanca, em seguida, “foge” e as molas retornam as válvulas para a sua posição fechada. Existem várias configurações dos cilindros do motor: em linha, que possui um par de válvulas por cilindro e uma árvore de cames, e em forma de V e oposta, que inclui um árvore de cames no motor em V ou duas árvores de cames em meio blocos.
Como a prática mostra, o problema mais sério com esta peça do carro está o entupimento das válvulas. A razão deste desgaste é a utilização de um combustível de baixa qualidade ou problemas de natureza diferentes, com as molas das válvulas. Também, as causas comuns de desgaste são a disfunção dos compressores hidráulicos e o espaço de dilatação.
Em caso de falha desse mecanismo o mais ideal é encomendar online um novo componente. Além do custo das peças,que é significativamente inferior ao custo das lojas convencionais ou oficinas de reparação, outra vantagem de encomendar on-line é uma ampla gama de selecção das peças sobressalentes para o seu carro, como discos de travão ou radiador.
Falhas do eixo de comando
- desgaste e rebarbamento dos cames;
- defeitos na polia do eixo de comando;
- deslocamento da correia de transmissão;
- desgaste do apoio de pescoço do eixo;
- dobra do eixo;
- desgaste das ranhuras ou rolamentos;
- desgaste da rosca.
Sinais de avaria do eixo de comando
- redução da potência do motor;
- funcionamento incorreto do sistema de distribuição de combustível;
- sons estranhos na unidade;
- arranhar ou chocalhar metálico;
- funcionamento incorreto do motor em curva;
- ativação do sinal de falha do sistema no painel de instrumentos.
Causas de avaria do eixo de comando
- falta de óleo no sistema;
- temperatura excessiva do motor;
- fuga de combustível para a graxa;
- desgaste do motor;
- deformação das peças da transmissão;
- instalação incorreta das peças de distribuição de combustível;
- manutenção de fraca qualidade;
- lacunas no sistema.
Diagnóstico
Deve inspecionar este sistema a cada 75 000 - 100 000 quilómetros. O melhor é diagnosticar o eixo de comando numa oficina onde o mecânico pode verificar o nível de desgaste de cada unidade. Apenas pode verificar por si mesmo a refrigeração, fornecimento de combustível ao motor e nível de lubrificação.
Reparação e substituição do eixo de comando
Os cames com borracha são as únicas peças do eixo de comando que podem ser reparadas. O revestimento cromado por impulsos eletrónicos ajuda a reduzir a grossura original. Relembramos que o movimento livre padrão é 0,03 mm. Nos outros casos tem de substituir peças específicas ou todo o eixo de comando. Para o fazer, siga os passos seguintes:
- remova o filtro de ar e depois retire a tampa da cabeça do cilindro e ambos os eixos dos braços dos balancins das válvulas em conjunto com os balancins.
- desligue a pastilha do arnês dos cabos do sensor de fase;
- remova a carcaça do sensor;
- remova o braço de suporte do fixador do filtro de ar;
- desmonte a polia travada do eixo de comando;
- retire o eixo de comando;
- instale o eixo novo e repita todas as ações na ordem inversa.