
Bujão do carter do carro
Bujão de óleo para
Bujão de óleo: informações úteis
Como detectar falhas da tampa do bujão do cárter
Pode identificar visualmente que a tampa do bujão do cárter está gasta. Se o componente tiver a rosca danificada, não conseguirá desempenhar a sua função. O componente necessita de substituição. Por vezes a causa do problema é o desgaste do vedante do bujão. Necessita também de ser examinado e substituído, caso esteja danificado.
Pode identificar que a tampa do bujão do cárter necessita de diagnóstico se detectar os seguintes sinais:
- vestígios de fuga de óleo sob o veículo estacionado;
- consumo de óleo exagerado;
- redução da pressão no sistema de óleo.
Causas de falha da tampa do bujão do cárter
A causa principal de falha da tampa do bujão do cárter é a utilização inadequada. Se a apertar usando outra ferramenta que não a chave de torque, não vai conseguir controlar o momento de torção aplicado, e isto resulta em danos da rosca da peça ou no próprio bujão do cárter.
Outra razão para que a tampa do bujão do cárter não desempenhe a sua função é o desgaste dos vedantes. Idealmente, devem ser substituídos a cada mudança de óleo, já que a vida útil da peça é curta.
Reparação e substituição da tampa do bujão do cárter
Se a rosca da tampa está danificada, não tem reparação e tem de ser substituída. É importante verificar se a rosca está danificada não apenas na tampa, mas no próprio cárter, já que as medidas a tomar diferem significativamente. Terá de fazer um orifício roscado de diâmetro maior, ou mudar o cárter. Se apenas a tampa estiver danificada, a sua substituição é muito fácil:
- Coloque um reservatório sob o cárter para drenar o óleo.
- Desaparafuse a tampa do bujão do cárter antiga.
- Usando uma chave de torque, aperte a nova peça após colocar um vedante novo.