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Peças de reposição para o seu carro
Actualmente, é possível arrefecer de forma mais eficaz o motor do veículo usando arrefecedores de óleo. Eles são necessários para distribuir o calor proveniente do motor, com a ajuda do óleo, que está no motor e é uma parte importante do seu funcionamento. Recentemente, o uso de um radiador de óleo adquiriu gradualmente uma grande procura entre os condutores.
O radiador de óleo é constituído de placas de refrigeração e tubos, por onde circula o óleo quente que irá se arrefecer. O radiador de óleo está integrado no sistema do cárter e não interfira no seu funcionamento. A eficácia do radiador de óleo depende, principalmente, dos materiais que são usados na sua fabricação, da sua condutividade térmica, forma e design. Existem radiadores de óleo com sistema de arrefecimento natural e artificial. As sistemas de arrefecimento artificial possuem mais um ventilador, o que dá um maior fluxo de ar no permutador de calor e melhor arrefecimento do óleo.
O radiador de óleo é construído de tal forma que o entupimento do óleo é excluído. Os sistemas de tubulação asseguram uma circulação suave de óleo através do sistema e uma remoção completa do óleo desnecessário quando é substituído. É necessário lembrar que ao utilizar óleo adicional,o radiador vai precisar mais óleo do que de costume. Isto acontece quando você ligar o radiador do sistema de arrefecimento do motor, que é necessário para encher o sistema de tubos de óleo. A exploração dos radiadores de óleo por várias vezes aumenta a eficiência de refrigeração do motor e o processo de protecção do motor com óleo. Quando se opera abaixo da faixa de temperatura de funcionamento, o óleo do motor não está sujeito aos factores negativos e, por conseguinte, serve para muito mais tempo.
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Como detetar as falhas do radiador de óleo
Para testar o radiador de óleo, drene o óleo e remova o radiador de óleo do sistema. O primeiro passo é verificar a funcionalidade da válvula de segurança. Esta deve abrir quando a pressão de óleo excede 0.12 MPa.
O componente também deve ser verificado para defeitos internos e entupimento.
Devem ser tomadas medidas preventivas a cada 2-3 anos. Se o sistema for usado corretamente, o componente pode durar 10 anos ou mais.
Pode notar que o radiador de óleo pode precisar de diagnósticos pelos seguintes sintomas:
As razões do mau funcionamento do radiador de óleo
Uma das principais falhas do componente é a corrosão causada pela humidade e elevada temperatura.
A razão dos danos mecânicos do componente é geralmente a aplicação de força excessiva. Também pode causar a deformação da válvula de segurança, a qual desliga o radiador de óleo, quando a pressão do sistema desce.
A operabilidade da unidade depende em grande parte da condição das mangueiras de ligação e elementos de vedação. Devido a flutuações de temperatura, à condensação de humidade e infiltração de sujidade, podem rachar.
A fuga de óleo nas articulações e nas fixações pode ocorrer devido à instalação incorreta do componente e aos parafusos de fixação soltos.
Reparação e substituição do radiador de óleo
A reparação permite remover apenas o entupimento do componente e as juntas danificadas. Isto é conseguido pela substituição dos anéis de vedação e com a limpeza do sistema.
Ao instalar o radiador de óleo, uma atenção especial deve ser prestada com o torque de aperto dos elementos de fixação. Esse valor deve ser de 25 Nm. Os fixadores devem ser apertados com uma chave dinamométrica.
Se até mesmo os mais pequenos defeitos forem descobertos nos tubos do radiador de óleo, o componente deve ser substituído.