
Sensor da temperatura do líquido de refrigeração de carro
Sensor de temperatura da cabeça do motor para
Sensor de temperatura da cabeça do motor: informações úteis
O sensor de temperatura do líquido refrigerante é uma parte muito importante do sistema de gestão do motor. A sua função principal é a de medir a temperatura do fluído de arrefecimento no sistema de refrigeração do motor. A informação obtida a partir do sensor é usada para ajustar os parâmetros do motor em função do estado térmico, tais como a velocidade do motor, a qualidade da mistura do combustível e o ângulo de sincronismo. Assim, o sensor torna possível um rápido aquecimento do motor, quando se liga o carro e ajuda a obter uma óptima temperatura em todos os modos.
Até o momento, esta peça do carro é um elemento indispensável no controle electrónico do sistema de arrefecimento. Graças ao sensor de temperatura, são realizados o monitoramento constante e o controlo da temperatura do motor. O desenvolvimento recente é a utilização de dois sensores de temperatura do líquido refrigerante, um dos quais está montado no output do motor e outro no tubo de escape do radiador. A temperatura do líquido refrigerante é determinada em função da carga do motor e da velocidade de rotação da cambota.
Vamos falar sobre as causas de algumas falhas dos sensores. O problema mais comum é o aumento da velocidade do motor quente ocioso quando uma lâmpada indicadora de avaria é acesa durante o funcionamento do motor. Para resolver esse problema, verifique a manutenção das cadeias e o sensor de temperatura do líquido refrigerante. Esta peça deve ser verificada também quando a lâmpada indicadora de avaria é acesa ao ligar a ignição. Relativo à substituição do sensor por um novo, você pode confiar plenamente das lojas on-line. Além dos preços excelentes para peças diferentes de carros, como pastilhas de travagem ou servo-freio, quando você encomenda online, irá receber também produtos de melhor qualidade e entrega rápida.
Como detetar o mau funcionamento do sensor de temperatura do líquido refrigerante
O valor de temperatura mostrado pelo sensor deve corresponder à temperatura do motor. Se a peça indicar temperatura elevada enquanto o motor estiver frio e baixa temperatura, quando o motor estiver quente, então, a peça está com defeito. A verificação da tensão do sensor deve ser executada por meio de um voltímetro. O valor de tensão de uma peça fria deve ser cerca de 3V. A tensão deve diminuir para 0.5V se a temperatura aumentar. Se a inspeção detetou que o nível de tensão está a exceder a norma, significa que não há nenhuma ligação à terra. Se o valor for zero, então não há nenhuma tensão de entrada ou a instalação elétrica está em curto-circuito.
Pode notar que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento requer diagnóstico pelos seguintes sinais:
- consumo de combustível significativamente aumentado;
- a quantidade de dióxido de carbono nos gases de escape é superior à norma;
- o arranque do motor é prejudicado;
- o motor funciona de forma instável;
- a resistência elétrica da peça aumentou acentuadamente;
- rotações por minuto inativas elevadas.
Também a operabilidade do sensor deve ser verificada se o motor foi sobreaquecido ou foi substituído.
Causas de avarias do sensor de temperatura do líquido refrigerante
O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento opera em condições muito agressivas. É estar constantemente sob a influência das substâncias químicas, variações de temperatura e tensões, vibrações. Os componentes mais vulneráveis do sensor são os selos, fixações e a instalação elétrica.
Devido ao tempo as vedações de borracha, que estão em contacto constantemente com o líquido de arrefecimento, perdem as suas características iniciais, desgaste ou fendas e deixam de executar as suas funções. A falha de pressurização do sistema de arrefecimento do motor é inerente a muitas avarias, por isso se notou quaisquer vestígios de arrefecimento do líquido perto do sensor, deve o mesmo ser imediatamente substituído. Por vezes, os danos das fixações, causados por erros durante a instalação, por exemplo, os excessivos torques de aperto durante o enroscar da peça, podem levar a aparição de folgas entre o corpo do componente e o seu soquete de montagem.
Os grampos e os contactos do componente são altamente aptos à corrosão. Também podem avariar devido às variações de tensão no circuito elétrico ou curto-circuito.
Acontece que o sensor se avaria imediatamente após a instalação. Geralmente é causada por defeito de fabricação ou pelo uso dos componentes de baixa qualidade.
Substituição do sensor de temperatura
Geralmente, o componente não é reparado e deve ser substituído ao aparecimento de defeitos. É fácil de executar pelos seus próprios esforços. Para fazer isso, precisa desligar o terminal negativo da bateria e ter acesso ao local de montagem do sensor. Provavelmente, precisará de desmontar o filtro de ar. Em seguida, o arreio do soquete deve ser desconectado do sensor avariado e por último – ser desaparafusado. Depois disso, só terá que substituir a peça defeituosa pela nova, ligar os fios e instalar as unidades removidas dos seus lugares.