Radiador carro
Radiador arrefecimento do motor para
Radiador arrefecimento do motor: informações úteis
O radiador de motor é uma das peças mais importantes, mais vulneráveis e muito complexas do motor do carro, que permite manter condições normais de temperatura e evita o sobreaquecimento do motor. Quase todos os radiadores são compostos de unidades de arrefecimento e tanques com tubos que estão localizados em cada lado dos radiadores de arrefecimento. Em construções diferentes, os tubos podem ser situados verticalmente ou horizontalmente, mas ambos estão firmemente fixados nos tanques superiores e inferiores. As numerosas placas finas que são instaladas perpendicularmente aos tubos, destinam-se a melhorar o seu arrefecimento com o contra-fluxo de ar criado pela ventoinha ou quando se conduz.
Uma vez que os radiadores são de facto, trocadores de calor e têm a função de extracção de calor, eles estão directamente colocados na parte da frente do motor do automóvel. A maioria dos radiadores são usados nas condições extremas e é por isso, que esta peça se desgasta muitas vezes.
As condições de utilização consistem no facto de que depois de ligar o motor, o fluído de arrefecimento pode ser aquecido a 120 graus. Depois de o motor parar e o líquido arrefecer, a pressão no sistema é inferior à pressão atmosférica. Ao mesmo tempo, as partes de paredes delgadas são submetidas às cargas térmicas e mecânicas. Sob tais condições, os processos de corrosão são acelerados e conduzem ao enfraquecimento das peças e ligações e, em seguida, à sua danificação. Não se esqueça que o radiador é afectado pelos factores ambientais negativos: felpa de álamo, poeira, sujeira, restos de materiais de construção, causando a poluição da grelha do radiador.
A substituição do velho radiador danificado é a maneira perfeita em termos de confiabilidade. Compre um novo radiador para o seu carro sem sair de casa e sem custos adicionais de material. Na nossa loja online, há os melhores preços. Além do radiador, também é possível comprar um cilindro escravo, silenciador traseiro ou servo-freio.
Como detectar avarias do radiador do sistema de arrefecimento do motor
Inspeccione o radiador e verifique o seu grau de contaminação - pode necessitar de limpeza. Arranque o motor em ponto morto, e depois toque no radiador e no tubo do fundo do mesmo com a sua mão. Se as suas temperaturas não se alterarem, o radiador do seu carro provavelmente estará entupido. Verifique os depósitos do dispositivo em busca de fugas, e assegure-se que não existe calcário nos tubos do radiador. O diagnóstico mais minucioso pode ser levado a cabo numa estação de serviço.
Pode notar que o radiador do sistema de arrefecimento necessita de diagnóstico se verificar os seguintes sintomas:
- aumento da temperatura do anticongelante;
- o motor sobreaquece;
- aumento da pressão no sistema de arrefecimento;
- consumo intenso do anticongelante na ausência de fugas noutros componentes.
Motivos pra avarias do radiador do sistema de arrefecimento do motor
O principal motivo de contaminação da superfície exterior do componente é a acumulação de pó da estrada, insectos e óleo durante o funcionamento. Isto é especialmente intenso no verão.
O entupimento da superfície interna do componente ocorre devido ao uso de refrigerante de má qualidade. Pode também ser causado por erros durante a utilização do radiador, em particular, o uso de água destilada em vez de anticongelante: por isto, pode formar-se no interior do componente um calcário muito espesso e ferrugem.
A perda de estanqueidade do componente e a fuga de fluido podem ser causados por tubos, reservatórios e vedantes danificados. O componente pode também ficar deformado ou perfurado em resultado de um acidente rodoviário ou de uso excessivo de força durante uma reparação. Além disso, podem aparecer pequenas fendas devido a pedras da estrada a atingir a grelha.
O motivo mais comum de desgaste prematuro do radiador é a sua má qualidade. A principal condição de durabilidade do componente é a alta resistência à corrosão. Isto porque o refrigerante contém componentes agressivos que contribuem para a falha do componente.
Naprawa chłodnicy systemu chłodzącego silnika
É frequentemente mais rápido reparar o radiador do que substituí-lo. Contudo, as reparações de alta qualidade requerem a utilização de equipamento profissional. Desta forma, assim que note os primeiros sintomas de fugas, contacte um centro de serviço, a tecnologia de solda plástica irá assegurar a estanquicidade dos depósitos durante muito tempo. Por vezes, para repor o estado de funcionamento do componente basta limpá-lo: com ar comprimido ou com um jacto de água sob pressão, com aditivos especiais.
Substituição do radiador do sistema de arrefecimento do motor
As falhas do radiador nem sempre podem ser eliminadas. Por exemplo, se os tubos do dispositivo estão entupidos com químicos agressivos, a sua limpeza não serve de nada. A utilização incorrecta de vedantes pode levar também ao entupimento do radiador, em vez de reparar uma pequena fuga, após o que o componente deve ser substituído por um novo. Este trabalho deve ser confiado a especialistas numa estação de serviço.