Ventilador de radiador carro
Ventilador de radiador para
Ventilador de radiador: informações úteis
Sendo um componente ambiental, o ventilador do sistema de refrigeração do motor está instalado para forçar a passagem de ar pelo radiador. Isto assegura uma melhor dissipação térmica do líquido de arrefecimento para o meio ambiente. O funcionamento deste sistema é essencial quando o automóvel estiver em baixa velocidade ou estiver parado. Nestes casos, o caudal de ar não é suficiente para arrefecer o motor do veículo à capacidade plena.
O design dos ventiladores consiste numa construção de ventiladores axiais, nos quais, a fim de reduzir o ruído, as hélices do impulsor estão situadas de forma desigual. As pás do ventilador são dobradas para que o fluxo de ar dentro do ventilador possa distribuir uniformemente. O ventilador é iniciado pelo motor, ou devido a um motor eléctrico opcional, que é alimentado pela rede de veículo.
Este mecanismo está instalado no radiador de arrefecimento do motor, no compartimento do motor. Além disso, você pode instalar mais ventiladores no sistema de arrefecimento do veículo. Deve ressaltar que a falta de remoção de calor do motor de veículo pode provocar a deterioração do lubrificante. E isso pode causar o “superaquecimento e a queima do óleo do motor. Assim, os problemas com o ventilador irão aumentar o desgaste das suas partes, bem como irão reduzir grandemente a mistura de combustível.
Por outro lado, pode ser um arrefecimento forte dos componentes que afecta a deterioração da formação da mistura e a condensação das partículas de combustível nas paredes do cilindro. Usualmente, o resultado sob condições de refrigeração é a redução da potência do motor e a contaminação dos canais de óleo. Se você precisa comprar um novo ventilador do sistema de refrigeração do motor, você precisa olhar através dos catálogos on-line das peças sobresselentes. Tudo o que você precisa – colector, disco da junta, ou outra peça de carro, você sempre pode encontrá-las na nossa loja online a preços razoáveis.
Como detetar a avaria do ventilador de arrefecimento do motor
Primeiro, o próprio ventilador é testado. Para fazer assim, conecte o componente ao sistema elétrico de bordo de 12-14 V. Um componente útil alcançará o máximo de RPM em 2 segundos.
Se o dispositivo estiver a funcionar corretamente, proceda à verificação da instalação elétrica. Para fazer isso, conecte uma extremidade do fio à fonte de tensão e meça a tensão na outra extremidade, usando um voltímetro.
Além disso, verifique o sensor do ventilador que mede a temperatura do motor. Quando a temperatura deste último atinge o limite (92 oC), o ventilador deverá ligar automaticamente. Depois do aquecimento do motor a 99-104 oC, o ventilador deve mudar para a segunda fase de funcionamento. Se não forem identificadas falhas no componente, mas não ocorreu nenhuma inicialização automática, o sensor é para ser substituído.
A vida útil do componente não tem limites certos. Se o veículo for usado com cuidado, substituir o ventilador pode não ser exigido durante a vida útil inteira do veículo.
Pode notar que o ventilador de arrefecimento do motor precisa de diagnóstico pelos seguintes sinais:
- o motor está sobreaquecido;
- o sensor do ventilador está a funcionar incorretamente;
- o motor perde potência em RPM mais altas;
- "Verificar motor" a piscar no painel de instrumentos.
Razões do mau funcionamento do ventilador de arrefecimento do motor
O defeito mais comum é a falha de motor elétrico do ventilador, que muitas vezes ocorre devido à infiltração de sujidade no seu interior. Também pode ser devido a surtos de tensão no sistema elétrico do veículo. Um sensor defeituoso do ventilador do motor é a razão para que o componente funcione continuamente sem desligar.
Os terminais podem corroer sob a influência da humidade e fluidos técnicos. A entrada de sujidade no sistema reduz significativamente a vida útil do componente, por isso é importante limpar periodicamente os seus elementos com uma escova.
Reparação e substituição do ventilador de arrefecimento do motor
O componente é frequentemente instalado na frente do radiador. Mais frequentemente, a falha é na instalação elétrica. Se a reparação não for possível, a instalação elétrica é substituída completamente.
Se as pás do ventilador ou do eixo estiverem entupidos, a unidade tem que ser desmontada, limpa e lubrificada. Em caso de falha total ou dano parcial do relé, as pás do ventilador ou da unidade, também têm que ser substituídos por novos componentes. Se o componente tiver sido danificado mecanicamente, ou a unidade de controlo estiver com falhas, um novo componente é instalado, seguido da calibração de todo o sistema.