Termóstato carro
Termóstato líquido de refrigeração para
Termóstato líquido de refrigeração: informações úteis
O termostato é um dispositivo, que é usado em sistemas de arrefecimento dos líquidos em todos os motores existentes de automóveis. O termostato é localizado entre o radiador e o motor do carro. Ele é destinado a manter a temperatura necessária de funcionamento estável do motor.
Então, qual é o princípio de funcionamento do termostato? O termostato bloqueia o fluxo do líquido de resfriamento para o radiador, até que o motor esteja aquecido o suficiente. Depois que ele tiver atingido sua temperatura operacional (geralmente cerca de 95ºC), o termostato será aberto e o líquido refrigerante entra no radiador e motor. A melhor taxa de temperatura do motor do carro é conseguida devido à mistura líquida fria e quente. Este é o princípio como este dispositivo permite que o motor se aquece o mais rápido possível a uma temperatura operacional, reduzindo o seu desgaste e rasgamento e a emissão de substâncias nocivas para a atmosfera.
Os termostatos são feitos de plástico, cobre e bronze. O componente principal do termostato é a cera. Sob a influência da temperatura, a cera começa rapidamente a derreter. Ao passar do estado sólido ao líquido, a cera é dissolvida sob pressão e empurra o pino, que abre a válvula, permitindo ao fluxo de refrigerante de passar a partir do termostato para o motor do carro.
O termostato é uma peça importante de qualquer veículo. O termostato defeituoso pode pará-lo no meio do caminho, porque nesta condição, você não será capaz de deixar o refrigerante através do radiador e o motor vai superaquecer. A corrosão é um dos motivos da falha do termostato. Normalmente, o termostato se desgasta a cada dois anos. Se você tiver qualquer problema com o termostato, você precisa urgentemente de substituir esta peça importante do carro. A nossa loja online oferece-lhe preços vantajosos e rentáveis para termostato e muitas outras peças do carro, como cilindro de travão, silenciador traseiro e filtro de combustível.
Falhas do termostato
- as válvulas do termostato abrem e fecham irregularmente;
- despressurização do sistema;
- abertura incompleta das válvulas;
- abertura das válvulas do termostato no momento errado;
- o elemento termossensível está desgastado ou partido;
- o componente funciona com defeitos;
- compressor desgastado ou partido.
Sinais de avaria do termostato
- o motor aquece pouco ou sobreaquece;
- o consumo de combustível excede as normas;
- o desempenho do motor é mais baixo que o normal;
- luz de verificação do motor ligada.
Causas de avaria do termostato
- carga de vibrações elevada;
- funcionamento instável do motor;
- fixações instáveis;
- nível de fluido de refrigeração mais baixo que o necessário;
- presença de óleo no termostato;
- quebra da ventoinha de refrigeração;
- pressão elevada no sistema;
- entupimento grave do sistema.
Diagnóstico
Para verificar o funcionamento adequado do termostato, faça algumas ações simples. Primeiro, tem de aquecer o motor, de seguida meça a temperatura da mangueira que liga o radiador ao termostato. Se a mangueira estiver fria, o sistema funciona corretamente.
A temperatura de funcionamento do termostato não deve exceder 84 - 90 °C. Assim como a temperatura do tubo da parte inferior, que funciona sob o mesmo modo térmico. Não recomendamos que faça esta operação sem assistência de especialistas de uma oficina.
Normalmente, a vida útil do termostato não excede os 100 000 quilómetros. No entanto, deve-se verificar a existência de possíveis falhas pelo menos uma vez por ano. A análise do funcionamento do termostato deve ser feita quando é feita a inspeção agendada do carro.
Substituição do termostato
O termostato danificado não pode ser reparado, se avariar tem de ser substituído. O procedimento é feito com ferramentas padrão. A instalação da peça e a medição temperatura de abertura podem ser difíceis.
Antes da substituição da peça, é necessário drenar o fluido de refrigeração para reduzir a tensão das bandas soltas das mangueiras de entrada e saída do permutador de calor. Apenas nesse momento é que a mangueira entre o termostato e a tubuladura de aspiração pode ser desligada. A substituição do termostato não é dispendiosa. Por esse motivo, é preferível mudar esta peça aos primeiros sinais de quebra.