
Tampa depósito do líquido de refrigeração de carro
Tampa de fecho recipiente de líquido de refrigeração para
Tampa de fecho recipiente de líquido de refrigeração: informações úteis
Como detectar falhas da tampa do refrigerante
A inspecção da tampa do refrigerante é feita em vários passos. Primeiro, o componente deve ser inspeccionado visualmente em termos de verificação da estanquicidade em relação depósito do refrigerante, a ausência de fendas, riscos, oxidação e depósitos de fuligem na superfície. Deve depois testar a capacidade de manter a pressão dentro de determinados limites.
Para verificação do funcionamento da válvula de admissão necessita remover a tampa, apertar firmemente uma das tubagens do sistema de refrigeração (de forma a deixar sair o ar dela), e depois fechar o reservatório. Se a tubagem volta imediatamente ao seu formato original, a válvula está em boas condições de funcionamento.
Para testar a válvula de saída, ligue o motor, deixe-o aquecer até à temperatura de funcionamento, e após isso desaperte a tampa do reservatório. Se ouvir um silvo, isso significa que a peça está estanque. Mas desta forma não conseguirá determinar a que valor da pressão a válvula é activada.
Para um diagnóstico mais abrangente, necessitará de uma bomba com um manómetro, e um depósito de expansão igual ao instalado no veículo. A bomba deve ser ligada a um dos encaixes do depósito, e os restantes devem ser ligados de forma improvisada. O gargalo do depósito deve ser tapado com a tampa a testar. Após isso, necessita ligar a bomba e observar a que pressão a válvula de saída abre: um clique característico seguido de um silvo são normalmente ouvidos. Se no decurso do funcionamento da bomba o silvo aumentar, mas a pressão se mantiver no valor nominal, a peça está a funcionar correctamente.
Pode identificar que a tampa do depósito do refrigerante necessita de diagnóstico na presença dos sintomas seguintes:
- o anticongelante entra em ebulição durante o funcionamento normal do motor;
- desempenho insuficiente do aquecimento do habitáculo;
- fuga de refrigerante das tubagens e mangueiras de ligação, e ainda por debaixo da tampa do depósito de expansão;
- após um estacionamento prolongado, as tubagens estão empenadas;
- o sobreaquecimento do motor torna-se mais frequente;
- vapor saído do compartimento do motor;
- o nível de refrigerante desce bruscamente.
Causas de falhas da tampa do depósito do refrigerante
A falha do componente é maioritariamente provocada por contaminação. A sujidade acumulada leva ao encravamento das válvulas, evita que encaixe na perfeição nos locais de instalação, provocando a falha prematura dos vedantes. A fuga de refrigerante pela tampa pode também ocorrer devido ao enfraquecimento das molas de retorno ou pela ligação roscada danificada.
Os depósitos no depósito de expansão são formados por várias razões: pela delaminação das tubagens do sistema de refrigeração, pela substituição fora de tempo do refrigerante, ou devido à sua má qualidade, a utilização de água em vez de anticongelante no sistema de refrigeração, entrada de óleo no depósito, etc. Para evitar o encravamento das válvulas da tampa, tem de limpar periodicamente o sistema de refrigeração com agentes especiais e limpar regularmente a sujidade do depósito.
Substituição da tampa do depósito do refrigerante
Mesmo um principiante consegue substituir a tampa do depósito do refrigerante. Para instalar um componente novo, abra simplesmente o capô; cuidadosamente, já que não vai querer queimar-se com o refrigerante, desaperte a tampa; limpe o local de instalação de sujidade e instale a peça nova.
Ao escolher uma tampa, considere a sua pressão de activação: as válvulas indicadas na sua superfícies têm de estar em conformidade com as especificações do sistema de refrigeração do seu veículo.