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Bomba de água: informações úteis
Como determinar falhas da bomba de água auxiliar
O diagnóstico do componente começa com a sua inspecção. Manchas de fluido na superfície da peça indicam que a integridade da sua carcaça ou do vedante estão comprometidas.
Ligue depois o motor, ligue o aquecimento na temperatura máxima e ouça a bomba a começar a funcionar. Se não se ligar, utilize um multímetro ou uma lâmpada de teste para verificar se o cabo de corrente está a funcionar.
A bomba necessita de ser desmontada para uma inspecção mais aprofundada. A corrosão dos componentes de metal indica que a peça necessita de ser substituída.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico da bomba de água auxiliar de acordo com os seguintes sintomas:
- o aquecimento auxiliar desliga-se prematuramente;
- o motor não aquece bem ao ralenti (relevante para motores diesel);
- temperatura demasiado baixa no habitáculo quando o aquecimento está ligado;
- o computador de bordo assinala um erro;
- sobreaquecimento frequente do motor;
- descida do nível de refrigerante.
Causas de falha na bomba de água auxiliar
A falha mais comum na bomba é o desgaste das escovas do motor eléctrico. Eventualmente desgastam-se, e quando a potência é fornecida, o motor do componente não é activado. Tipicamente, a necessidade de substituir as escovas surge a cada 100.000 quilómetros.
A exposição da peça à humidade e à sujidade pode levar à corrosão da carcaça e à oxidação dos contactos. Além disso, o veio da bomba pode enferrujar em casos de inactividade prolongada do veículo. O encravamento do veio pode também resultar da entrada de um objecto estranho entre as lâminas da turbina.
A fuga de refrigerante a partir do orifício de drenagem ou do suporte da bomba, é normalmente resultado de desgaste do vedante. A destruição prematura do vedante pode ocorrer devido à utilização de fluido contaminado ou da activação da bomba sem fluido. A utilização de fluido inadequado ou a mistura de fluidos de diferente composição são também prejudiciais para os componentes da unidade. Além disso, se negligenciar os intervalos de mudança do anticongelante pode estar a facilitar o entupimento das linhas da bomba.
Se o componente funciona continuamente sob elevados esforços, o risco de curto circuito volta-a-volta no seu enrolamento aumenta consideravelmente.
Reparação e substituição da bomba de água auxiliar
Geralmente, a reparação da bomba auxiliar de recirculação de refrigerante não é possível, mas em alguns casos o problema pode ser resolvido com substituição das escovas ou pela limpeza das peças.
Os procedimentos de remoção e instalação da peça não envolvem quaisquer dificuldades. Antes de iniciar a substituição necessita drenar o fluido do sistema de refrigeração. Depois, solte as braçadeiras, remova as tubagens dos ligadores da bomba, e puxe o ligador da cablagem. Necessita de limpar o local de montagem da bomba de sujidade e corrosão, e depois instalar a nova bomba substituindo o vedante. Após isso, pode voltar a ligar as tubagens e o ligador da cablagem, e ainda reabastecer anticongelante no sistema de refrigeração.
Para verificar a funcionalidade da peça, ligue o motor, deixe-o aquecer e depois ligue a bomba auxiliar. Se o componente estiver funcional e correctamente ligado, irá ouvir um zumbido característico.