Anticongelante carro
Liquido radiador para
Liquido radiador: informações úteis
O anticongelante destina-se a arrefecer o motor. Caracteriza-se por um baixo ponto de congelação e por um elevado ponto de ebulição, sendo produzido à base de água glicolada.
Tipos
Este agente está comercialmente disponível como:
- Um produto pronto a utilizar;
- Um concentrado que tem de ser diluído em água destilada.
Dependendo do tipo de aditivos e das suas quantidades, podemos distinguir os seguintes tipos de anticongelante:
- G11 (Tecnologia de ácidos inorgânicos). Contém aditivos inorgânicos: silicatos, fosfatos, nitratos e outros. Cobrem toda a superfície interna do radiador com uma película fina que o protege contra a corrosão. A sua desvantagem é o facto da película se deteriorar com o passar do tempo, tornando-se abrasiva. O líquido tem um preço reIativamente baixo e maioritariamente uma coloração verde ou azul.
- G12 (Tecnologia de ácidos orgânicos). Os ácidos carboxílicos são utilizados como aditivos anticorrosão. Neste caso, a película protetora apenas se forma nos pontos com corrosão. Normalmente, estes produtos são cor de laranja ou vermelha.
- G12+ (Tecnologia de ácidos orgânicos híbridos). Este tipo de anticongelante é uma mistura de substâncias orgânicas e inorgânicas. As últimas podem ser, por exemplo, nitritos ou silicatos. Estes produtos caracterizam-se pelo elevado coeficiente de transferência térmica, pelo facto de não levar à formação de abrasivos, e mais frequentemente pela tonalidade avermelhada.
- G12++ (Anticongelantes SOAT, Lobrid). Uma base orgânica é combinada com uma pequena quantidade de aditivos minerais. Protegem não somente as peças do sistema de refrigeração da oxidação, mas também eliminam as áreas afetadas. Podem ter várias tonalidades de vermelho.
- G13. Ao contrário dos outros tipos, este anticongelante tem uma base de propilenoglicol. Esta substância é rapidamente biodegradável e ecológica. Frequentemente, este líquido tem uma cor púrpura ou amarela e é utilizado em carros desportivos.
Dicas
- Substitua o anticongelante de acordo com as recomendações do fabricante em média, a cada 150 mil quilómetros ou a cada cinco anos. Os produtos G11 devem ser substituídos mais frequentemente., aproximadamente a cada dois anos.
- Utilize apenas os líquidos recomendados pelo fabricante do carro. Pode encontrar esta informação no reservatório ou na documentação técnica.
- Não misture produtos de diferentes tipos e marcas. Caso contrário, ocorrerá uma reação química que levará à deterioração das tubagens do sistema de arrefecimento e ao entupimento dos canais no bloco de cilindros.
- Antes de utilizar outro tipo de anticongelante, esvazie o sistema de refrigeração.
- Não substitua o anticongelante por água. Não tem quaisquer propriedades lubrificantes e pode provocar a falha da bomba ou de outras peças do carro.
- Monitorize o nível do líquido examinando o reservatório, e reponha-o conforme necessário. Se notar que as tubagens ou o reservatório estão danificados, estes têm de ser substituídos imediatamente. Estes defeitos podem provocar o sobreaquecimento do motor.
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