
Interruptor do ar condicionado de carro
Pressostato ar condicionado para
Pressostato ar condicionado: informações úteis
Como detectar avarias do sensor de pressão do refrigerante
Na maioria dos casos, a detecção de uma avaria do sensor de pressão do refrigerante requer diagnóstico com recurso a um computador numa estação de serviço. É ligado equipamento especial ao veículo que mede a pressão do refrigerante e do óleo contido nele. Se os seus níveis estão normais, o diagnóstico do componente é levado a cabo. A avaria do sensor-conversor é determinado com recurso a um osciloscópio. A falha do sensor analógico convencional é detectada com um ohmímetro, mas para este propósito, o nível actual de pressão no ar condicionado deve ser conhecido. O sensor de baixa pressão passa o sinal a 1.2 a 1.4 atmosferas e acima, o de alta pressão a 20 atmosferas e abaixo.
Pode notar que o sensor de pressão do refrigerante necessita de diagnóstico de acordo com os seguintes sintomas:
- avarias do compressor;
- o compressor liga-se sem refrigerante;
- funcionamento incorrecto da ventoínha;
- sinal correspondente do indicador no painel de instrumentos ou uma mensagem de erro no computador de bordo;
- fuga de refrigerante;
- o ar condicionado desliga-se espontaneamente.
Motivos de avaria do sensor de pressão do refrigerante
Uma avaria comum do sensor de pressão do refrigerante é o anel vedante gasto. Com o tempo, a borracha de que é feito perde a sua elasticidade, pelo que o refrigerante começa a verter na junta. Para evitar o desgaste prematuro, recomenda-se apenas a compra de componentes de elevada qualidade e que encha o sistema com refrigerante recomendado pelo fabricante do veículo.
A falha do componente pode ser causada pela contaminação. Os produtos do desgaste dos elementos do compressor e outros componentes do sistema de ar condicionado, acumulam-se e não só reduzem a sensibilidade do sensor, mas também aceleram a destruição da carcaça do sensor. Assim, o refrigerante e os filtros devem ser substituídos no devido tempo, e o nível do óleo no compressor deve ser monitorizado.
Dada a perda de estanquicidade da carcaça do sensor, a humidade e a sujidade entram no componente, o que resulta na oxidação dos terminais, no encravamento das peças móveis e no risco acrescido de curto circuito. Os cabos e ligadores podem frequentemente falhar também por danos mecânicos.
Substituição do sensor da pressão do refrigerante
O componente não é reparável. Um componente avariado deve ser substituído. A instalação de um novo sensor pode ser feito sem ajuda de terceiros. Contudo, em muitos carros terá de drenar o refrigerante e depois encher o sistema de ar condicionado com refrigerante novo, pelo que é melhor procurar a ajuda de profissionais.
Se a rosca na qual o sensor está instalado está equipado com um bico especial para evitar a fuga de refrigerante, pode substituir o componente sem ajuda. Para o fazer, siga as instruções abaixo:
- Coloque o veículo numa fossa de inspecção ou numa rampa.
- Páre o motor.
- Aceda à localização do componente. Para saber mais sobre como o fazer, consulte a documentação técnica do veículo.
- Remova o componente avariado na tentativa de rapidamente impedir fugas de refrigerante.
- Instale um componente novo; não se esqueça de lubrificar o anel vedante com óleo do compressor.