Voltar
País
Voltar
Os meus veículos
-
Peças de reposição para o seu carro

-
Informação
O secador de receptor é configurado no tubo de saída do condensador e na entrada do evaporador. Este componente é uma espécie de reservatório do líquido de arrefecimento. A sua função principal é a de separar o líquido de refrigeração das impurezas e da água. Além disso, drena o freon da humidade e separa o líquido do gás no condensador. O seu design é um copo cilíndrico de metal, com dois furos, os quais são utilizados para a entrada e saída do líquido de refrigeração. Por vezes, o secador do receptor é feito com uma janela de visualização para controlar a quantidade de líquido de arrefecimento.
Assim, o funcionamento visual do secador do receptor é o seguinte: o Freon líquido passa através do secador do receptor, onde os produtos de desgaste dos compressores e outras sujeiras são filtrados. Logo, o Freon fica dentro do carro, a fim de cumprir a sua finalidade principal. Vários sensores, um dos quais situa-se no receptor, segue o bom funcionamento do sistema de refrigeração. Este sensor permite a compensação do arrefecimento. Portanto, quando não é o suficiente, a pressão no interior da linha de fornecimento aumenta e o Freon não é mais condensado. O sensor responde a isso e inicia o ventilador em plena capacidade.
Um dos potenciais problemas de funcionamento do receptor é a despressurização da caixa. Você também não se pode excluir o escape do líquido de arrefecimento nas linhas ou nos sensores. Neste caso, é geralmente aconselhável substituir a vedação ou o sensor. No caso de haver vazamento da janela de vista, você terá de substituir o próprio secador. É obrigatório substituir esta peça de carro quando você substitui o compressor de ar condicionado por causa do bloqueio.
Então, se você precisa de um receptor novo e quer poupar o seu dinheiro, encomende esta peça sobressalente on-line. Todas as peças que são representadas no nosso catálogo, de molas até porta-malas porta-bagagens ou bagageira, são muito mais baratos do que nas lojas especializadas. E, a fim de verificar isso, você só precisa de ir até a página do catálogo das peças sobressalentes.
Falhas do secador de ar
Sinais de avaria do secador de ar
Causas de avaria do secador de ar
Diagnóstico
Comece por verificar a quantidade de freon no sistema, para analisar se o componente funciona corretamente. Caso o nível de freon seja inferior ao mínimo admissível, é necessário tapar a fuga da tubulação. Para a detetar, adicione ao refrigerante um indicador específico visto com raios ultravioleta e inspecione a tubulação com uma lâmpada UV.
Se o componente se caracteriza por baixa capacidade, verifique o tubo de entrada. O diâmetro é de apenas 0,3 mm, o que faz com que seja uma peça que entupa mesmo com a entrada no tubo de elementos estranhos mais pequenos, o que pode fazer com que o recetor parta.
Depois deve verificar a temperatura da válvula de abertura do recetor. Toque no componente e se estiver frio remova sujidade.
A vida útil média do componente é de cerca de cinco anos. Este número depende do cumprimento das regras do sistema de ar em geral. Se não for feita manutenção agendada, o período de funcionamento pode ser bastante reduzido. É necessário verificar o sistema anualmente ou a cada 40 000 - 50 000 quilómetros.
Reparação e substituição do secador de ar
A substituição do filtro deve ser feita após 1,5 ou 2 anos de utilização do componente. Este procedimento é simples, no entanto, requer equipamento específico para manusear freon.
Comece por retirar o refrigerante, desligue o recetor e retire o tampão com um anel de bloqueio. Se não for possível remover o filtro, use ar comprimido na abertura de entrada da tubulação. Destacamos que apenas os filtros cuja estanquicidade não tenha sido violada se adequam ao funcionamento. A capacidade de humidade máxima do componente é até 50 ml de humidade. É suficiente para dois anos de utilização, caso a tubulação não tenha sido danificada por força de impacto.