
Filtro De Ar para carro
Filtro De Ar para
Filtro De Ar: informações úteis
O filtro de ar ou purificador de ar de carro é um mecanismo bastante simples. É constituído por uma carcaça e um elemento filtrante, que constituem uma estrutura inseparável e vêm num conjunto completo com uma tampa. Na parte inferior da caixa do filtro de ar, há uma espinha especial, chamada banho de óleo, em que o óleo do motor é preenchido. A junta de borracha é utilizada tanto para o elemento filtrante quanto para a caixa do filtro.
Quando o motor arranca, o ar entra na ranhura anular entre a caixa do filtro e os elementos de filtro. O fluxo de ar, que passa por um canal anular vertical, formado por este tipo de caixa, ao longo do banho de óleo, transforma-se em 180 graus. Ao mesmo tempo, as partículas grandes de poeira, que continuam a rodar para baixo, entram no óleo e acumulam-se no fundo do banho de óleo. Depois, o ar entra no elemento filtrante, onde é limpado e enviado para os cilindros.
O tamanho do filtro depende em grande parte das características do motor do automóvel. Maior é a potência do motor, maior é o filtro de ar. Os problemas evidentes com filtro de ar incluem a situação quando o motor começa a funcionar mal, a flutuar ou torna-se quente e abafado na cabine. Todos estes problemas estão relacionados com o filtro de ar, se não houver um dispositivo separado de entrada do ar no carro. Um factor importante na utilização do filtro de ar é uma manutenção periódica e bom funcionamento de todos os elementos do carro. Este método de abordagem elimina o risco potencial de danos graves, porque as operações de manutenção não vão levar ao estado de desgaste.
Mas, se você precisa mudar o filtro de ar nos centros de serviço automóvel, eles sugerem muitas vezes a substituição dos filtros de óleo e combustível. Não se apresse em comprar todas essas peças sobressalentes para automóveis nos centros de serviços. Primeiro, você precisa estudar a lista de preços das lojas online. Podemos assegurar-lhe que, na nossa loja online o custo de autopeças será menor, mas a entrega será mais rápida.
Falhas dos filtros de ar
- o filtro de ar está sujo;
- a carcaça do filtro está deformada;
- o elemento do filtro está danificado.
Sinais de avaria do filtro de ar
- ruídos no motor e sons estranhos durante o funcionamento;
- rendimento do motor visivelmente reduzido;
- é difícil arrancar o motor;
- nível elevado de monóxido de carbono no escape;
- consumo elevado de combustível;
- gases de escape de cor cinzenta ou preta.
Causas de avaria do filtro de ar
- vida útil do filtro de ar excedida;
- entrada de óleo ou água no filtro;
- utilização frequente do carro em condições todo-o-terreno;
- peça instalada corretamente;
- fixações do filtro soltas;
- falta de tensão nas mangueiras.
Diagnóstico
Para verificar o filtro sem se dirigir a especialistas, tem de o remover da tampa. As fixações standard da tampa são travas ou parafusos. Quando chegar ao filtro, remova-o e verifique o seu estado externo.
Tem de verificar o grau de impurezas do filtro a cada 7000 - 8000 quilómetros. Se a peça estiver ligeiramente suja, abane-a e sopre. A superfície do filtro não deve ter vestígios de água ou óleo, caso contrário tem de verificar se o radiador está danificado.
Reparação e substituição
Tem de mudar o filtro de ar a cada 10 000 - 15 000 quilómetros. Mesmo que o filtro apenas esteja um pouco danificado, tem de ser imediatamente substituído. Se os danos do filtro forem mais substanciais, é recomendável verificar os cilindros e pistões do motor. Se surgir pó na câmara de compressão, todo o sistema de combustão interna pode avariar.
Substituir o filtro de ar não dá muito trabalho e qualquer pessoa o consegue fazer em 10 minutos. É muito importante mudar o filtro, por exemplo, durante uma inspeção planeada ao motor e sistema de refrigeração.