Amortecedor carro
Amortecedor de suspensão para
Amortecedor de suspensão: informações úteis
Apesar do facto de que é uma peça bem conhecido, o amortecedor é um termo colectivo na indústria automotiva, na construção naval, nos aviões, e até mesmo nos equipamentos militares projetados para diferentes países. Ao mesmo tempo, a função principal do amortecedor é a absorção de diversos choques e vibrações.
Para entender as funções dos amortecedores e a sua importância para veículos apresentamos um exemplo simples. Sem o amortecedor, a carga que ele toma sobre si, quando os mais leves choques ocorrerem, serão suportadas pela carroçaria do carro. É claro que, se ocorre apenas uma vez, a carroçaria vai ficar intacta, mas não há garantia de choques subsequentes.
A propósito, o amortecedor desempenha quase o mesmo papel nos aviões e é terrível imaginar se não seria o amortecedor, quando os aviões aterravam. É ainda incomparável com o papel do amortecedor de um automóvel. Hoje há vários tipos de suspensão - suspensões independentes e por eixo, que diferem na construção do membro de guia. A última palavra dos fabricantes de automóveis é uma suspensão adaptativa. O seu outro nome é a suspensão activa.
A substituição do amortecedor é necessária quando os choques não são absorvidos ou há vazamento do líquido. Não importa quanto sério pareça, para substituir o amortecedor por si próprio, você vai precisar apenas uma ferramenta, que possa fixar a mola do amortecedor e uma chave inglesa. Você pode comprar um amortecedor novo, bem como pastilhas de travão e barra de direcção para os seus automóveis, incluindo as marcas Mercedes, Seat, e muitas outras, da loja online a um preço muito mais baixo do que na estação de serviço ou nas lojas especializadas.
Como detetar falhas do amortecedor
A condição do componente deve ser verificada após cada 20.000 km da quilometragem. Primeiro, verifique se o componente. Se forem detetados vestígios de óleo ou corrosão, substitua o amortecedor. Inspecione também os pneus (pode haver vestígios de desgaste irregular). Frequentemente, o componente é diagnosticado pelo balanço da parte frontal e da parte traseira do veículo. Se, depois de removida a carga, o veículo realizar mais de um ciclo de balanço, há desvios no funcionamento dos amortecedores. Para uma inspeção mais detalhada é melhor dirigir-se a especialistas de uma estação de serviço.
Pode notar que o amortecedor requer diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- aumento da distância de travagem;
- a dirigibilidade é afetada;
- ruídos ao conduzir;
- carroçaria do automóvel está a balançar;
- redução de conforto no habitáculo;
- os pneus desgastam-se de forma desigual e prematura.
As razões do mau funcionamento do amortecedor
Mais frequentemente, o vedante do óleo e o casquilho ficam com falhas no amortecedor. Isso é causado pela sua má qualidade e uso indevido. Os danos mecânicos da haste e a sua superfície podem ser devido à instalação incorreta do componente. Por isso, por exemplo, a razão para o descascamento do segmento da parte superior da haste é o uso de uma chave de impacto pneumática, que é estritamente proibida. Além disso, devido à instalação incorreta, o componente pode ficar bloqueado: a haste do pistão fica deformada e encravada na guia. Portanto, a instalação do componente requer seguir as regras e usar ferramentas adequadas.
Durante o funcionamento, os amortecedores são expostos a cargas elevadas; Portanto, exigem manutenção atempada. Se não for prestada nenhuma atenção para uma substituição programada dos foles contra poeira, os amortecedores perderão o aperto e serão expostos ao efeito abrasivo de sujidade e corrosão.
Reparação dos amortecedores
Em caso de falha, dirija-se a uma estação de serviço onde os especialistas irão ajudá-lo a:
- substituir vedantes, juntas, hastes enferrujadas ou dobradas;
- remover as fugas;
- eliminar a falta de nitrogénio no componente;
- substituir o fluido;
- diagnosticar o componente numa banca de duas velocidades;
- restaurar as hastes usando pulverização catódica ou polímeros.
Substituição dos amortecedores
No caso do normal funcionamento, o amortecedor deve ser substituído uma vez em 3 ou 4 anos e em caso de ambiente agressivo — após cada 40.000 a 50.000 quilómetros de quilometragem. Para evitar o veículo derrapar, os amortecedores devem ser substituídos simultaneamente no mesmo eixo. Para substituir um amortecedor, faça o seguinte:
- remover a roda e em seguida as mangueiras de travão sem desconectá-las das pinças (caso contrário, será necessário a purga dos travões);
- soltar os fixadores superiores do suporte do amortecedor;
- desapertar as porcas inferiores que fixam o componente;
- comprimir a mola cuidadosamente e uniformemente com ferramentas de remoção;
- instalar um novo componente;
- siga os passos acima na ordem inversa.
- certifique-se de que a mola não tem fendas.