
Farol principal carro
Faróis para
Faróis: informações úteis
Todos os motoristas sabem que a iluminação da estrada com os faróis deve ser eficiente, uma vez que determina a segurança de todos os utentes da estrada. Hoje existem vários tipos de lâmpadas, que são produzidas de acordo com tecnologias diferentes e cada uma tem a sua própria tarefa para iluminar a estrada em várias condições climáticas e à noite.
As luzes de cruzamento padrão são projetadas para garantir ao motorista a condução do automóvel em tempo e condições de iluminação normais. As luzes de estrada ajudam os condutores para melhorar a vista da via numa distância até 30 metros. Mas não se esqueça que por causa da luz de elevada iluminação, estas luzes acesas são especialmente perigosas durante a condução, para quem circular em sentido oposto e por isso, pode perder a visibilidade. Elas devem ser usadas em viagens fora das cidades e somente em rotas de longa distância.
À primeira vista, as luzes modernas LED são muito semelhantes às lâmpadas convencionais, que são usadas para a iluminação da estrada. A única diferença é que estas são projetados especificamente para as aplicações automotivas. Os faróis de halogéneo e de Xénon têm um tipo especial de iluminação. As luzes de nevoeiro são projetadas para brilhar na estrada. Este é o mais produtivo para a visibilidade dos motoristas, quando chove, neva ou é nevoeiro. As luzes de xénon são preenchidas com gás xénon o que ajuda a acender uma luz branca brilhante. Quanto mais brilhante a luz for, mais claramente o condutor verá o caminho. Com as luzes de xénon, o carro produz facilmente uma luz mais brilhante, enquanto usa menos energia da bateria. Quanto menos energia consomem as luzes, mais tempo e de forma mais eficiente elas durarão.
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Como detetar a avaria do farol
Primeiro, remova a lente e inspecione a lâmpada. A lâmpada deve estar limpa, e o filamento deve estar intacto. Em seguida, abra a caixa de fusível e do relé e avalie o estado do fusível. O fusível não deve estar danificado.
Em seguida verifique o funcionamento do relé do farol. Se o relé estiver a funcionar, curtos cliques serão ouvidos quando tentar ligar os faróis. Se os cliques não forem ouvidos, o relé está danificado.
Para verificar a integridade dos fios de ligação, abra o capô e inspecione-os. Preste igualmente atenção à correta conexão. Os terminais não devem ter traços de oxidação.
Se não conseguir detetar o motivo da avaria por si mesmo, visite uma estação de serviço e faça o teste com um equipamento especial.
Pode notar que o farol principal exige diagnósticos pelos seguintes sintomas:
- quando o farol estiver ativado, não ilumina;
- a luz é fraca ou está a piscar;
- a direção do feixe de luz é distorcida;
- a humidade está condensada dentro do componente.
As razões do mau funcionamento do farol
Muitas vezes, o farol não pode ser ligado porque o fusível está queimado devido a um pico de tensão. Isto também pode ser causado por sacudidelas fortes durante o movimento do veículo.
As lâmpadas são elementos consumíveis e têm um limite de vida útil. Dependendo do tipo da lâmpada, é de 500 a 3.000 horas. Isso pode ser reduzido por uma instalação incorreta ou tensão instável.
Os danos mecânicos do componente são causados por acidentes rodoviários e por acentuadas mudanças de temperatura. As fendas causam a perda de estanqueidade do farol, e a humidade é condensada sob o vidro. O embaciamento dos faróis também pode ser causado pelo entupimento dos orifícios de ventilação. A presença constante de humidade no alojamento do componente resulta na oxidação dos fios e na formação de ferrugem no refletor e nos elementos internos do farol. Os componentes de má qualidade falham mais rapidamente.
Reparação do farol
A maioria das vezes, são os elementos de fixação que se desgastam e avariam. Por isso, os mais populares são os trabalhos de reparação destinados a restaurar a integridade dos fixadores. Se o refletor ou o alojamento estão com rachas ou as peças das junções do farol perderam o aperto, pode corrigir isso por si mesmo. Para restaurar o refletor, deve ser afiado e depois polido. Para restaurar o revestimento do espelho, remover o material deteriorado das paredes da caixa, em seguida, desengordure-o e aplique o novo revestimento. Se a instalação elétrica está com falhas, procure a ajuda de especialistas.
Substituir o farol
Para substituir o componente, faça o seguinte:
- Remova o para-choques.
- Desaperte e retire os fixadores.
- Desconecte a fonte de alimentação do farol.
- Extraia a caixa do componente substituído do seu local de suporte.
- Instale, ligue e fixe um novo componente.
- Instale o para-choques.
- Teste o novo farol.