Braço de suspensão carro
Braço oscilante para
Braço oscilante: informações úteis
Os braços da suspensão ou bandejas sempre têm sido amplamente utilizados na montagem dos carros de passageiros, muitas vezes nos carros desportivos e de corrida. Os braços de suspensão devem transmitir forças em todas as direcções, assim como a força de travagem e torque de tracção. E não precisa ser pesado. Para o uso eficiente dos materiais, os componentes elásticos devem ser compactos e simples para permitir o curso suficiente do sistema de suspensão.
O braço da suspensão ou bandeja é um componente complexo do sistema de suspensão do veículo. As molas estão dispostas na vertical e longitudinal. Com a extremidade traseira, elas ficam a antepara entre a cabine e o compartimento do motor. O braço de suspensão ou bandeja move o centro da roda em planos perpendiculares e longitudinais do eixo. Ele é localizado ao longo do eixo longitudinal.
A fim de garantir que os esforços foram transferidos do telescópio, há uma oscilação adicional no plano vertical da alavanca axial em cada lado, na extremidade da frente do qual está fixada a parte superior do suporte. A parte traseira deve ser ligada também ao painel frontal. Há uma ênfase para a extremidade dianteira da mola, na sua parte média. Existem dois tipos de suspensão de alavancas sobrepostas: alavanca transversal única e duas alavancas transversais.
Não se esqueça de ter uma manutenção regular da suspensão. É necessária uma inspeção visual para ver se a suspensão tem fissuras ou corrosão. Também é importante de lubrificá-la a tempo com os meios necessários. Se você precisa de substituir o braço de suspensão ou a bandeja, temos o prazer de oferecer-lhe esta peça do carro na nossa loja online. Temos também o prazer de apresentar-lhe uma grande variedade de outras peças de automóvel, como amortecedores, velas de ignição, cabos de embraiagem e rolamento de liberar a embraiagem.
Como detetar a falha de um braço de suspensão independente
Para diagnosticar o componente, use um macaco ou um elevador de veículos. Primeiro, remova as articulações esféricas e, em seguida, certifique-se de que o braço de suspensão não caia. Isto pode ser verificado balançando-o verticalmente. Em condições normais, o braço atua como uma mola e retorna à posição inicial. Preste também atenção à bucha de borracha — não deve rodar em relação ao ilhós.
Pode notar que um braço de suspensão independente precisa de diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- brechas nos cubos de roda;
- pneus com desgaste;
- vibração da carroçaria do automóvel ou do volante ao conduzir;
- estranhos ruídos nas curvas e nas superfícies de estrada de má qualidade;
- potência do motor reduzida;
- aumento da livre atuação do volante.
As razões das avarias do braço de suspensão independente
O defeito mais frequente do componente é a deformação. A principal razão de deformação é conduzir sobre buracos a alta velocidade. Além disso, os componentes de má qualidade que foram usados para além da sua vida útil, rapidamente ficam com falhas.
Durante o funcionamento do veículo, na suspensão ocorre o desgaste natural das buchas de borracha e das articulações esféricas, o que resulta na perda de forma, ou na destruição completa do braço. Para evitar tais avarias, não deixe de diagnosticar os correspondentes componentes da suspensão após cada 50.000 km da quilometragem.
Os triângulos de suspensão podem ser feitos de aço ou de liga leve. Os componentes de aço são mais propensos à corrosão devido à entrada de água durante a condução. Para fazer o mecanismo de suspensão durar mais tempo, escolha braços de liga leve.
Substituir um braço de suspensão independente
Para substituir o braço por si mesmo, siga as recomendações abaixo:
- instalar suportes sob o veículo após a elevação com um macaco;
- remover a porca de aperto;
- desconectar o braço da carroçaria do automóvel;
- desconectar a barra de direção da articulação esférica do braço;
- remover o componente e instalar um novo entre a articulação esférica e a barra de direção;
- usar novas porcas e parafusos para fixar o novo componente;
- apertar as porcas localizadas abaixo com o torque de aperto de 90 Nm e, em seguida, rode-os para trás 30°– 40 °;
- na parte traseira, fixe o parafuso do braço à carroçaria do automóvel, apertando a porca (mas não completamente);
- usando um macaco, eleve o braço para que fique na horizontal a 80°;
- aperte a porca com o torque de aperto de 60 Nm;
- baixar o automóvel e remover o macaco.