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Como detetar o mau funcionamento do eixo e transmissão final
Esta unidade deve ser verificada a cada 50 000 – 75 000 quilómetros operacionais. Para diagnosticar o eixo e a transmissão final, precisa apenas de um pouco de tempo livre, um buraco, um gancho e um macaco. A sua primeira tarefa é inspecionar a conexão dos componentes. Certifique-se dos elementos que se encaixam precisamente um no outro, verifique a sua mobilidade. É importante ter a certeza de que o alojamento do eixo traseiro (para automóveis de tração traseira) tem lubrificação suficiente. Se tiver um automóvel com a tração dianteira, verifique o lubrificante do eixo dianteiro e do diferencial. Tendo encontrado sinais de fuga no eixo ou diferencial, elimine as brechas e não se esqueça de adicionar o óleo.
Pode notar que o eixo e a e transmissão final exigem diagnósticos pelos seguintes sinais:
- aumento da vibração na área da parte inferior do veículo;
- fugas nos diferenciais;
- aparecimento de sons estranhos em altas rotações de condução;
- frequente sobreaquecimento da carcaça diferencial;
- complicação do movimento do eixo pinhão nas curvas;
- deformação visível do eixo e dos seus componentes.
Causas do mau funcionamento do eixo e da transmissão final
A causa mais comum do mau funcionamento do eixo e da transmissão final é o estilo agressivo de condução. Pressionar acentuadamente o pedal da embraiagem, o travão de emergência, passar por cima de buracos e solavancos a alta velocidade – tudo isso leva não só ao aumento de cargas mecânicas aos componentes, mas igualmente causa o agravamento das características operacionais do material de lubrificação. Devido à fuga de óleo ou ao agravamento da sua eficiência, as superfícies de funcionamento dos elementos adjacentes desgastam-se mais rapidamente. O desgaste das vedações e retentores de óleo, ou a manutenção inoportuna do sistema pode levar às mesmas consequências. O óleo na panela de óleo é substituído a cada 6000 – 12000 km de acordo com as condições de funcionamento. De igual modo, as fixações de aperto e as extremidades dos mancais de rolamentos devem ser executadas de vez em quando.
A condução frequente em estradas irregulares pode provocar danos mecânicos – rachas, fissuras e deformações, causadas pelo bater das pedras ou obstáculos em movimento e a armazenagem de um veículo ao ar livre – o aparecimento e a expansão de corrosão.
Por vezes uma causa para a inoperacionalidade desta unidade pode consistir na instalação de peças de má qualidade. Por exemplo, a utilização de rolamentos não confiáveis pode levar a um bloqueio do eixo motor ou à mudança de posição do diferencial e de seguida a sua avaria.
Reparação e substituição do eixo e transmissão final
Ambos os trabalhos de reparação e de substituição de componentes do sistema são melhores confiar aos profissionais. Lembramos que as engrenagens devem ser substituídas em pares para evitar o desgaste desigual e a subsequente falha de todo o conjunto. Para substituir o diferencial, deve usar equipamento especial, que é fornecido em todas as estações de serviço. A substituição do eixo deve ser realizada apenas em caso de rachas e deteção de corrosão.