Bomba de água + kit de distribuição carro
Bomba de água + kit de correia dentada para
Bomba de água + kit de correia dentada: informações úteis
Esta parte do carro é fixada por parafusos à parede frontal do cilindro. Entre o bloco e a carcaça da bomba, é instalada uma junta de vedação. A carcaça da bomba tem dois cotovelos. O primeiro, o cotovelo lateral conecta o tubo inferior do radiador com a câmara de impulsor da bomba de água. O segundo, o cotovelo superior é conectado à carcaça do termostato. O termostato, neste caso, é necessário para que a regulação automática da temperatura da água acelere o processo de aquecimento do motor depois de arranque. O acionamento da bomba de água varia em função dos modelos diferentes de motores.
Nos automóveis com motor de quatro cilindros ou motor a diesel, esta parte do carro é localizada no lado esquerdo do motor e é acionada pelas correias em V. Os proprietários destes automóveis devem lembrar-se que não é permitido dirigir sem uma correia em V da bomba de água. Nesse modo, pode causar sérios danos ao motor. Nos automóveis com motor de cinco cilindros, a bomba de água situa-se no lado esquerdo do motor, mas é acionada por uma correia dentada. Nos automóveis com motor de seis cilindros, a bomba é acionada pela face exterior da correia dentada.
As bombas de água nos carros são bastante fiáveis, têm um alto grau de actividade e não necessitam de manutenção. A vida útil de bombas modernas é de cerca de 50.000 km. Ao mesmo tempo, esta peça não pode ser reparada. Se você ouvir o som estridente quando a bomba de água está funcionando ou reparar o aparecimento de vazamentos, infelizmente, a bomba deve ser substituída. Para instalar uma nova bomba de água, você precisa de novas juntas para carros com motores de quatro, seis cilindros e motores diesel. Se você substituia a bomba no carro com um motor de cinco cilindros, precisa de um novo anel de vedação.
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Falhas da bomba de água
- fuga de fluido de refrigeração;
- alteração do rolamento;
- bomba danificada;
- desgaste da correia de transmissão.
Sinais de avaria da bomba de água
- aumento da temperatura do motor;
- surgimento de um espaço numa polia da bomba;
- ruído nos rolamentos enquanto o motor funciona;
- rugir da bomba de água;
- odor contínuo a lubrificante e fluido de refrigeração sob a tampa do compartimento do motor;
- movimentação diminuída do fluido de refrigeração.
Causas de avaria da bomba de água
- instalação incorreta da bomba;
- funcionamento contínuo do motor;
- uso do carro numa região com muita inclinação, filas de trânsito ou em condições climatéricas rigorosas.
- uso de fluido de refrigeração de baixa qualidade;
- despressurização do sistema.
Diagnóstico
Ao descobrir que o indicador de temperatura mostra um excesso considerável de valores médios quando o carro está em movimento, é necessário ligar o aquecimento do automóvel para o nível máximo. Aí, após algum tempo, pare o carro, desligue o motor e toque no radiador. A peça quente prova que a bomba de água está avariada. Se a correia de transmissão estiver quente, o problema é da mesma.
Outra forma simples de ver o estado da bomba de água é seguindo os passos seguintes. É necessário ligar o motor, sem lhe dar nenhuma carga, e apertar com a mão a mangueira superior do permutador de calor durante um curto período de tempo. Se sentir o movimento de fluido de refrigeração, a bomba está a funcionar.
É essencial fazer uma inspeção visual do local de estacionamento. A existência de manchas no pavimento significa que a bomba partiu. A cor verde das manchas indica que é fluido de refrigeração.
Reparação e substituição da bomba de água
A vida útil da bomba de água é de cerca de 90 000 quilómetros. Para a substituir, faça o seguinte:
- drene o fluido de refrigeração antigo;
- retire a correia de distribuição de combustível;
- retire todas as porcas que ligam a bomba ao bloco do motor;
- retire a bomba.
É preferível confiar reparações complexas e a substituição de uma peça avariada a especialistas de uma oficina.