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Subchassi para
Subchassi: informações úteis
Como detectar falhas na estrutura da carroçaria
Uma verificação independente do estado da estrutura da carroçaria apenas conseguirá ser superficial, através de uma inspecção visual. Danos notórios, empenos, fendas, corrosão ou afrouxamento dos parafusos indicam a necessidade de reparar ou substituir a estrutura ou partes dela. Uma inspecção mais aprofundada requer a utilização de equipamento especial, e apenas poderá ser feita numa estação de serviço.
Pode ver que a estrutura da carroçaria necessita de diagnóstico se verificar os seguintes sintomas:
- é impossível alinhar correctamente as rodas;
- as portas fecham com dificuldade;
- folgas crescentes entre os componentes da carroçaria;
- ao conduzir, o veículo foge para um dos lados;
- os pneus gastam-se prematuramente ou de forma desigual;
- formação de vincos no fundo do carro;
- as buchas das barras estabilizadoras estão largas nos locais de instalação.
Causas de falhas na estrutura da carroçaria
Fendas, rupturas e empenos na carroçaria devem-se a impactos de forças intensas provocados por uma colisão. Consequências semelhantes ocorrem devido à entrada da roda em buracos profundos da estrada, que são particularmente nocivos ao conduzir a alta velocidade. Tipicamente, a deformação do eixo, dos braços e da subestrutura ocorrem ao mesmo tempo.
Nos veículos comerciais, os empenos na estrutura podem resultar do transporte frequente de cargas excessivamente grandes ou devido à sua distribuição inadequada. O risco de danos da peça aumenta se o carro for usado fora de estrada. Conduzir em estradas de má qualidade pode provocar o afrouxamento dos rebites de fixação da estrutura. A ruptura da estrutura pode ser provocada pela utilização de regras de reboque não conformes.
Uma falha frequente da estrutura da carroçaria é a corrosão. Aparece mais frequentemente por causa do estacionamento no exterior, bem como pela falha em eliminar pequenos danos na pintura.
Reparação da estrutura da carroçaria
A reparação da estrutura da carroçaria pode ser apenas feita numa estação de serviço, recorrendo a maquinaria especial. Torres de tracção com capacidade de estiramento de 10 t, cilindros hidráulicos e outros tipos de equipamento são utilizados para devolver à estrutura da carroçaria a sua forma original. Têm de ser feitos cálculos preliminares das forças a ser aplicadas e a direcção das mesmas, recorrendo a software especial.
As fendas na estrutura são reparadas através de remendos soldados. Em caso de existirem áreas demasiado oxidadas, a reparação é feita da mesma forma.
Se o nível de corrosão for irrelevante, os pontos danificados são limpos, a sua superfícies é tratada com um solvente especial, e depois aplicado primário e tinta.
Substituição da estrutura da carroçaria
Por norma, em primeiro lugar, são consideradas todas as possibilidades de reparação para eliminação de defeitos na estrutura, já que a substituição é demasiado trabalhosa e dispendiosa, e em alguns países requer o registo em instituições apropriadas. Durante o diagnóstico, os mecânicos profissionais podem determinar se a instalação de uma nova estrutura é viável. Normalmente, este tipo de trabalho é feito apenas em casos extremos, mas se existir essa necessidade, terá de ser feito apenas numa estação de serviço.