Tirante da barra estabilizadora carro
Pendural da barra estabilizadora para
Pendural da barra estabilizadora: informações úteis
Todos sabemos que cada um dos componentes da suspensão além das suas funções específicas, também é responsável pela segurança da condução nas estradas. Há apenas uma peça de carro, cuja tarefa prioritária é de garantir a segurança. Falamos sobre o apoio pendular.
À primeira vista, o estabilizador, também conhecido como barra estabilizadora, barra anti-balanço ou barra anti-giro é a peça mais simples do carro. É uma barra estabilizadora com extremidades angulares. Os estabilizadores são produzidos de um perfil cilíndrico, usando um aço especial como material capaz de torção elástica. O seu propósito principal e único é minimizar a inclinação da carroçaria por meio da resistência interna e melhorar a estabilidade do veículo nas curvas. O seu princípio de funcionamento é muito simples.
Quando um carro executa uma curva ou gira, devido à força centrífuga, os elementos flexíveis de suspensão do lado de fora da curva, ficam sobrecarregados enquanto os de dentro ficam com pouca aderência ao solo. A parte do carro do lado externo da curva é puxada para baixo em direção à estrada e parte do carro no lado interno da curva é levantada. Por outro lado, procura tanto quanto possível reduzir a sobrecarga da carroçaria, comprimindo o elemento elástico da suspensão. Como resultado, o carro é alinhado em relação à linha da estrada.
É agora claro que o estabilizador é um componente muito importante do carro. O rolamento excessivo do carro num determinado valor padrão pode levar a consequências desastrosas. Estes são: a deterioração da tracção e a perda de controle da direcção. Actualmente, há requirimentos muito elevados para as peças de carro. Na nossa loja online, a qualidade de todas as peças sobressalentes de carro não está sujeita à dúvida. Então, se você precisa de um novo apoio de pêndulo, encomendá-lo na nossa loja online e vamos entregar-lhe o item num curto prazo de tempo. No entanto, assim vamos entregar quaisquer outras peças necessárias do carro: válvulas de admissão, silenciador central etc.
Falhas da conexão de estabilizador
- partir em locais finos;
- deformação do componente;
- aparecimento de uma lacuna na esfera superior ou inferior do componente.
Sinais de avaria da conexão de estabilizador
- ruído de pancadas sob o capô ao conduzir;
- o carro desvia-se da rota ao conduzir a alta velocidade;
- o carro vai para o lado quando solta o volante;
- o veículo rola muito ao travar;
- a carroçaria do carro inclina para um lado ao fazer curvas.
Causas de avaria da conexão de estabilizador
- sobrecarga do carro;
- conduzir em estradas de fraca qualidade;
- despressurização do sistema;
- desgaste do componente;
- peça danificada por impacto mecânico;
- estilo de condução agressivo.
Diagnóstico
Vire o volante o máximo possível para ficar com espaço na área do volante. Abane o mecanismo de direção. Se houver uma lacuna, o componente tem de ser substituído. Para uma inspeção mais detalhada precisa de um elevador de carros ou de uma plataforma elevatória. Solte a ligação desenroscando a porca de aperto. Se enquanto estiver a abanar ouvir ruído de pancadas e surgirem lacunas nas juntas, tem de substituir a conexão. Se o componente oscilar facilmente no local de montagem, é uma indicação de suportes das juntas soltos.
Substituição da conexão de estabilizador
Este componente não pode ser reparado e tem uma vida útil que ronda os 120 000 quilómetros. A substituição tanto pode ser feita por conta própria como numa oficina. Para substituir o componente, faça o seguinte:
- Retire a roda (é recomendável colocar uma substância específica nos parafusos e porcas para facilitar o desaparafusar/desenroscar).
- Desenrosque as porcas da junta com uma chave e segure o parafuso com uma chave hexagonal.
- Diminua a carga da suspensão colocando o suporte sob o braço da roda dianteira.
- Retire o componente partido.
- Instale a conexão nova com a ajuda da chave e da chave hexagonal.
- Instale a roda novamente.