
Bucha De Eixo para carro
Casquilho de eixo para
Casquilho de eixo: informações úteis
Como identificar falhas nas buchas dos eixos
Para determinar o grau de desgaste dos componentes, inspeccione em primeiro lugar e cuidadosamente as rodas traseiras do carro. Se notar um desalinhamento das rodas, e estas estavam bem, da última vez que as verificou, pode ter acontecido uma falha de uma bucha.
Pode fazer um diagnóstico mais minucioso, mas tal requer a colocação do veículo num fosso, a remoção das buchas e a sua inspecção, após uma limpeza com o objectivo de remover a sujidade que possa existir. Se estiverem presentes fendas, rasgões ou notar delaminação ou outros danos no componente de borracha, isso é prova de que a bucha está danificada e deve ser substituída.
Pode notar que as buchas do eixo necessitam de diagnóstico de acordo com os critérios seguintes:
- aparecimento de chiadeira e batimentos na suspensão ao conduzir em estradas de má qualidade;
- manobrabilidade deteriorada do veículo, reacção atrasada ao virar do volante, instabilidade ao entrar em curvas;
- desgaste desigual dos pneus.
Motivos para falhas das buchas dos eixos
Uma das razões pela qual os componentes podem necessitar de substituição é devido ao final da sua vida útil. As buchas dos eixos são componentes muito fiáveis, a sua vida útil pode ser de até 100.000 km. Contudo, a condução agressiva e a utilização do veículo em estradas de má qualidade reduz significativamente a vida útil do componente.
A qualidade do componente instalado desempenha um papel fundamental. Se a peça de borracha for feita de um material inadequado, irá deteriorar-se muito mais rapidamente, e o componente irá necessitar de substituição.
Substituição das buchas dos eixos
O processo de substituição das buchas dos eixos é muito demorado; além disso requer uma ferramenta especial de remoção pelo que é melhor confira todo o processo a profissionais numa estação de serviço. Contudo, com certas habilidades e equipamento pode fazê-lo em casa. O algoritmo da substituição das buchas do eixo traseiro é o seguinte:
- Coloque o veículo numa rampa ou num fosso e assegure-se que está imóvel.
- Para facilitar o trabalho, levante a traseira do veículo com um macaco e remova as rodas traseiras. Se tiver acesso a uma plataforma elevatória, não irá necessitar do macaco.
- Desligue a haste do regulador da força de travagem (à esquerda) do eixo traseiro. Para o fazer, remova o clip de fixação, e depois desvie o cabo do travão de mão (à direita).
- Utilizando uma chave, desaperte a porca do parafuso que liga o eixo traseiro e o suporte.
- Levante a traseiro do carro com um macaco, e depois mova para baixo o ilhó do eixo.
- Insira um bloco de madeira previamente preparado entre o eixo e a carroçaria, de forma a que o eixo fique por debaixo do ilhó, e depois retire a bucha, utilizando uma ferramenta especial para o efeito.
- Limpe o local de instalação do componente de sujidade, oe e vestígios de corrosão, lubrifique-o com um lubrificante especial ou uma solução de sabonária e insira a nova bucha usando a mesma ferramenta que usou para a remoção da antiga. Não utilize lubrificante ou óleo de motor já que estas substâncias irão destruir a estrutura da peça de borracha da bucha ao longo do tempo.
- Monte os componentes na ordem inversa. Aperte os parafusos das novas buchas ao máximo apenas depois do carro ser retirado do macaco.
- Mande alinhar as rodas.
Recomenda-se que substitua sempre as buchas aos pares, já que durante o funcionamento os componentes estão expostos a cargas iguais. Adicionalmente, deve ter em consideração que o algoritmo para o eixo dianteiro é diferente do do eixo traseiro. As variantes da substituição das buchas depende ainda do modelo do veículo, pelo que se deve assegurar de ter lido a documentação técnica do seu veículo antes de começar o trabalho.