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Peças de reposição para o seu carro
A verificação dos fixadores não requer conhecimentos nem equipamentos especiais. A verificação do estado dos componentes por si mesmo é fácil. É suficiente desaparafusar os componentes, inspeccioná-los, e verificar se se existem defeitos nos encaixes. Mesmo os mais insignificantes defeitos da cabeça do parafuso ou nas roscas indicam a necessidade de substituir os fixadores. Após isso, verifique a superfície do componente para confirmar a ausência de ferrugem ou oxidação e a presença da lubrificação adequada.
O motivo mais comum para avaria dos fixadores das rodas é o momento de torção incorrecto. O momento de torção excessivo aplicado durante a instalação pode causar danos à ligação roscada, quebra dos parafusos ou dos pinos, e pode levar a que rodem no local de instalação, no cubo da roda; enquanto que o momento de torção insuficiente pode resultar na deformação dos fixadores, na sua destruição e dano dos seus locais de instalação. Em ambos os casos, o risco de acidente é muito elevado, já que a roda pode soltar-se durante a condução.
A quebra do componente é frequentemente causada, por exemplo, pela escolha inadequada dos fixadores quando as jantes padrão do carro são substituídas por jantes de liga leve. Os parafusos demasiado curtos não conseguem assegurar a fixação fiável das rodas, e os parafusos demasiado longos podem tocar e danificar os componentes do mecanismo de travagem. Além disso, se o formato dos componentes não correspondem aos seus locais de instalação, estes podem desapertar com o passar do tempo.
Para lubrificar os parafusos das rodas, utilize produtos resistentes a altas temperaturas e à lavagem. Se ignorar estas recomendações, as juntas roscadas podem ficar bloqueadas por acção da oxidação. A ausência de lubrificante aumenta também o risco de danos na superfícies dos componentes.
A restauração dos parafusos e porcas das rodas está limitada à limpeza da sujidade, ferrugem e gorduras com um agente especial. Nunca corte a rosca novamente, e nunca corte as voltas danificadas da rosca na extremidade do componente.
Para reduzir o risco de bloqueio ou encravamento dos componentes, utilize lubrificantes resistentes ao calor para a sua manutenção. Devem apenas ser aplicados à peça roscada dos parafusos e porcas da roda.
A substituição dos parafusos e porcas da roda é fácil. Para o fazer, siga os passos abaixo:
Se um parafuso ou porca for substituído, assegure-se sempre que os elementos substituídos não são diferentes dos já instalados. Ao substituir todos os fixadores, siga o diagrama especificado na documentação técnica do veículo. Isto irá assegurar o posicionamento adequado da roda e o seu ajuste perfeito na superfície do disco do travão.