
Cubo da roda traseira e dianteira de carro
Cubo da roda para
Cubo da roda: informações úteis
O cubo de roda é uma parte giratória da suspensão, em que as rodas dianteiras e traseiras são montadas. O cubo é projetado para fixar as rodas com a ajuda de rolamentos no eixo de rotação. O cubo tem bordo para disco ou suporte do aro da roda. À este, é anexado o tambor de travão ou o disco de travão. Nele estão fixados os rolamentos de rolos cônicos ou os rolamentos axiais de esferas que aceitam as cargas directas e axiais transmitidas da roda ao cubo. Os rolamentos de rolos cônicos estão apoiando uma grande carga, em comparação com os rolamentos de esferas. E isto é devido principalmente ao facto de que os rolos da região linear de contacto com o anel de rolamento, enquanto que as bolas formam uma área menor, de ponto.
O controlo do cubo dos rolamentos de rolos cônicos é fornecido por uma pequena folga axial. No processo de utilização, por causa do desgaste das superfícies existentes, a folga axial nos rolamentos aumenta. Assim, nos cubos, são proporcionados dispositivos de regulação. Recentemente, nos carros são mais utilizados para o cubo da roda, os rolamentos axiais de esferas de contacto angular. Estes rolamentos são preenchidos com um revestimento lubrificante confiável quando montá-los. Eles também são inseridos muito firmemente no cubo e não precisam ser mantidos e ajustados. O cubo da roda é escondido sob uma tampa decorativa de pára-lama.
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Como detetar falhas do cubo de roda
É muito difícil de diagnosticar as avarias da peça numa fase precoce. Para isso, precisará de equipamento especializado, que está disponível nas estações de serviço. Para encontrar um defeito por si mesmo, siga os seguintes passos:
- Acelere o veículo a 50 km/h e vire de um lado para o outro. Vai ouvir um barulho distintivo se os cubos de roda da roda dianteira estiverem danificados. O aumento do ruído na roda ao virar à direita em certos pontos na rutura do rolamento esquerdo. Se o barulho aumenta quando o automóvel estiver a curvar à esquerda, então o rolamento direito precisa ser substituído.
- Para verificar os cubos de roda da roda traseira para avarias, elevar o veículo usando um macaco, depois disto girar as rodas uma por uma manualmente. A vibração e a livre atuação apontarão para a quebra dos componentes.
- Toque nos discos depois do automóvel estar parado. Se estiverem quentes, então, os cubos de roda possivelmente estão avariados.
Pode considerar que o cubo de roda precisa ser diagnosticado pelos seguintes sinais:
- desempenho da velocidade do veículo agravou-se;
- o disco está sobreaquecido;
- a suspensão produz batidas e ruídos durante a condução;
- um zumbido barulhento é ouvido nas curvas.
Causas de defeitos do cubo de roda
O elemento mais vulnerável desta unidade é o rolamento do cubo. Frequentemente a causa para a sua destruição é rasgo do selo, que serve não só para a proteção dos elementos do componente interno da infiltração de humidade e sujidade, mas também mantém a lubrificação do material no interior do alojamento.
Por isso no momento da sua danificação, o desgaste abrasivo das superfícies de funcionamento do rolamento aumenta. O uso de materiais de lubrificação inadequados ou de baixa qualidade leva a consequências semelhantes.
Os danos prematuros do rolamento do cubo podem igualmente ser causados por montagem inadequada, por exemplo, com aperto excessivo ou insuficiente ou afastamento não ajustado.
O estilo de condução agressiva causa efeito destrutivo na peça: a condução através de buracos e curvas em alta velocidade, conduzir através de poças profundas e sujidade, arranques e travagens acentuadas causam a deformação do corpo do cubo e podem levar ao corte do exterior ou interior do anel de rolamento. Não é recomendável utilizar o veículo em condições de cargas pesadas, a fim de prolongar a vida útil do componente.
O próprio cubo avaria-se com menos frequência. A causa das suas avarias: tais como a fricção no local de montagem do rolamento ou os furos de fixação nos parafusos da roda geralmente são causados por inobservância das condições operacionais do veículo ou pelo uso dos componentes, que não estão em conformidade com os requisitos técnicos do automóvel.
Reparação e substituição de um cubo de roda
Para os veículos, que foram produzidos antes do ano de 2000, o ciclo da vida ativa do cubo de roda alcança 400000 quilómetros operacionais, para os modelos mais modernos – pelo menos 100000. Se houver um forte desgaste dos elementos do cubo de roda, a peça deve ser completamente substituída. Para isso precisará de um macaco, um conjunto de chaves e chaves de fenda. Se os novos rolamentos do cubo de roda precisarem ser instalados, então para tirar os antigos precisará de um cinzel e de um martelo. Se a peça for colocada muito apertada, pode ser desmontada com a ajuda de um extrator de impulso. É melhor realizar a substituição do cubo de roda com um assistente.