Rolamento da roda carro
Kit rolamento roda para
Kit rolamento roda: informações úteis
Os rolamentos de roda têm efeito sobre a rotação característica das rodas e, consequentemente, sobre a mobilidade dos veículos, dos seus equipamentos e assim por diante. O rolamento do cubo no carro é chamado de rolamento de rolo. O rolamento compreende os anéis exteriores e interiores, que mantêm e dividem os corpos rolantes. Na pista exterior do anel interior e, por outro lado, na pista interior do anel exterior há trilhas, onde os corpos rolantes estão em movimento. Esses elementos podem ser de dois tipos: esferas e rolos.
Portanto, o nome do rolamento vem da forma do elemento rolante. Os rolos podem ser em forma de agulha, cilíndricos, cônicos e outros. As características dos rolamentos devem satisfazer os requisitos de concepção no que diz respeito à vida útil, capacidade, às influências ambientais, à força de resistência, que garante a rotação da roda e outros critérios possíveis. Nos veículos são usados dois tipos de rolamentos: rolamentos de rolos e rolamentos planos.
O número de rolamentos diferentes nos carros é de até várias dezenas. Todas as unidades são equipadas com rolamentos, que proporcionam uma operação perfeita e confiável: suspensão, rodas, motor e caixa de velocidades. Todos os rolamentos dos veículos suportam as cargas aplicadas sobre a roda. Mas acima de tudo, sob carga é rolamento de cubo. As cargas ocorrem durante o movimento, aceleração, travagem, enquanto no cubo do rolamento estão agindo as forças radiais, axiais e combinadas. Por esta razão, o cubo do rolamento deve corresponder aos padrões mais elevados. Se o rolamento falhou, é impossível de ver. Mas você pode sentir e ouvir: um ruído nas curvas apertadas, uma rotação difícil da roda no momento em que o travão é liberado. A substituição dos rolamentos deve ser feita nas oficinas de reparação.
Se você precisa de substituir o rolamento, comprá-lo da nossa loja e vamos entregá-lo para o endereço desejado nos mais curtos prazos possíveis. Também como outras peças necessárias: faróis, espelhos e juntas axiais.
Como detetar o mau funcionamento do kit de rolamento do cubo de roda
Verifique o estado do rolamento quando as pastilhas de travão são substituídas, independentemente da quilometragem do veículo. O estado deste componente pode ser verificado de várias maneiras. A uma velocidade de 10-15 km/h, faça uma curva acentuada à esquerda. Se um ruído estranho deixar de ser ouvido, isso indica uma falha no rolamento da roda esquerda. Em seguida, verificar a roda direita da mesma maneira. O diagnóstico mais aprofundado requer equipamentos especiais.
Vai precisar de um elevador ou de um macaco. Elevar o veículo, ligar o motor, alterar a mudança para a quarta velocidade e aumentar a velocidade até 80 km/h. Em seguida, engatar a embraiagem e desengatar a mudança, cuidadosamente, ouvir o som, a sua fonte será localizada numa das rodas. Pode tentar outro método. Balancear a roda no veículo suspenso primeiro verticalmente e depois horizontalmente. A presença de até mesmo pequenas atuações livres é uma indicação de avaria no rolamento, ou no sistema de direção. Em seguida, terá que pressionar o pedal de travão e simultaneamente balancear a roda na vertical (vai precisar de um assistente). Se a livre atuação desaparecer, o componente deve ser substituído.
Pode notar que o kit de rolamento do cubo de roda precisa de diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- batimentos e aumento de vibração durante o movimento;
- o veículo afasta-se do trajeto reto;
- a carroçaria inclina durante a travagem ou nas curvas acentuadas;
- ruídos estranhos;
- as jantes das rodas ficam sobreaquecidas;
- pneus com desgaste desigual.
As razões do mau funcionamento do kit de rolamento do cubo de roda
O principal motivo da falha de rolamento do cubo de roda é conduzir em estradas de má qualidade: o componente é exposto a cargas elevadas e podem surgir fendas e lascas.
O rolamento do cubo de roda tem uma vida útil longa. O seu desgaste prematuro pode ser causado pelo uso de lubrificantes inadequados, ou em excesso ou por falta de lubrificante. Além disso, a vida útil do componente pode ser encurtada devido à infiltração de água, sujidade e partículas abrasivas. Também pode ser afetado pela má qualidade da peça e instalação inadequada. O afastamento incorretamente ajustado pode ser a razão do deslocamento do componente, e, consequentemente, o seu dano. As rodas impropriamente equilibradas também podem causar perda da operacionalidade do rolamento.
Substituir o kit de rolamento do cubo de roda
O rolamento do cubo de roda deve ser substituído após cada 130-190 mil quilómetros de quilometragem. Por favor, observe as seguintes recomendações:
- observar a folga quando o rolamento cónico está instalado;
- durante a substituição, não utilize objetos afiados, pois podem danificar o componente.
- quando instalar o componente no eixo, utilizar um mandril para a aplicação de força no anel interno;
- ao pressionar o rolamento, use um mandril para aplicar a pressão no anel exterior.