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Cabo de vela para
Cabo de vela: informações úteis
O sistema de ignição é um sistema no qual existem instrumentos e dispositivos que fornecem ao motor uma faísca no momento, o que é necessário para o funcionamento do motor. O sistema inteiro faz parte do sistema eléctrico do veículo. O processo da operação do sistema pode ser descrito da seguinte forma: nos cilindros do motor de carburador, o ar comprimido e a mistura de combustível são inflamados por uma faísca, que é produzida na vela de ignição adequada. Relativo à alta tensão, que é necessária para criar uma faísca, é o resultado do trabalho dos dispositivos de ignição da bateria.
A bateria do sistema de ignição, que é utilizada nos motores a gasolina é necessária para converter a baixa tensão em alta tensão, bem como para distribuir a corrente aos cilindros do motor. O mau funcionamento do sistema de ignição surge em muitos casos. Por exemplo, o ajuste incorrecto ou o mau funcionamento do governador (mecanismo de avanço centrífugo, operado a vácuo). Quanto aos carros modernos, aqui o sistema de ignição pode falhar por causa do programa incorrecto da unidade de controle eletrónico.
Outras falhas comuns do sistema são: com uma faísca em um ou mais cilindros, que acontece por causa do pulso de baixa potência ou isolação defeituosa. Além disso, ocorre uma completa ausência de faísca nos cilindros ou penetração excessiva de óleo na câmara de combustão. Como regra, nestes casos, o sistema de ignição não pode ser reparado. É necessário apenas substituí-lo por um novo ou substituir apenas os elementos fracassados do sistema, como por exemplo: as peças de contacto do interruptor mecânico, as velas de ignição, os cabos de alta tensão, o módulo de ignição, o comutador electrónico e outras peças, como a fiação.
Em caso de problemas com o sistema de ignição, não compre peças novas dos centros de serviços e das lojas especializadas. Vai custar-lhe muito e não confie de que eles vão vender-lhe peças novas e de qualidade. É muito mais fácil e mais barato para encomendar on-line as peças necessárias. O custo será muito inferior do que nas lojas convencionais e as condições de entrega irão surpreender-lhe de maneira agradável.
Como detectar avarias dos cabos de ignição
A verificação do componente inicia com uma inspecção visual. Verifique o isolamento dos cabos (com a ignição desligada). As juntas e as dobras dos cabos não devem ter quaisquer danos (fendas, marcas de queimaduras ou perfurações).
De seguida, assegure-se que não existe oxidação entre a bobina da ignição e os terminais dos cabos.
Se não encontrar danos, determine o grau de resistência. Para o fazer, utilize um multímetro. Ligue as sondas do instrumento de medida a ambos os terminais do cabo. A resistência normal é de 3.5 a 10 kOhm. Se a diferença de resistência dos cabos no mesmo conjunto exceder os 4 kOhm, deve substituí-los.
De seguida, verifique o funcionamento dos cabos da ignição com o motor a funcionar. Seja cuidadoso já que os cabos da ignição estão sob alta voltagem. Se ouvir cliques produzidos pela corrente eléctrica, ou existem chispas, os cabos da ignição têm de ser substituídos. Os cabos da ignição devem ser diagnosticados pelo menos a cada 3 meses.
Pode notar que os cabos da ignição precisam de diagnóstico se notar os sintomas seguintes:
- ralenti instável do motor, avarias
- sem ignição;
- o motor falha tempos a RPM elevadas;
- o motor não arranca à primeira;
- consumo elevado de combustível;
- falhas dos dispositivos electrónicos;
- interferência rádio;
- problemas na ignição;
- activação do indicador “Verifique Motor” no painel de instrumentos;
- alto teor de CO2 nos gases de escape.
Motivos para avarias dos cabos de ignição
A oxidação dos terminais é o resultado da exposição à humidade. Isto ocorre dada a falta de estanquicidade da tampa protectora durante o funcionamento ou instalação.
O circuito aberto ocorre dadas as ligações inseguras com os terminais dos elementos do sistema de ignição, ou na sequência de condutores eléctricos danificados. Isto pode também acontecer durante o desmantelamento dos cabos da ignição. O ponto danificado fica quente e produz chispas, que podem resultar na combustão do condutor eléctrico e dos terminais de metal.
O motivo para a fuga de corrente pode consistir no isolamento danificado ou em danos nas tampas protectoras dos cabos da ignição. A qualidade do material isolante é também crucial, já que a vida a vida útil do componente depende grandemente deste factor. Mesmo as microfendas podem ser a razão de baixos valores de corrente. A camada isolante fica danificada dada a exposição a temperaturas elevadas ou baixas, e a químicos. Por vezes, a bainha os cabos da ignição desgasta-se dado o contacto constante com alguns componentes.
Substituição dos cabos da ignição
Os cabos da ignição danificados apenas podem ser substituídos. Para o fazer deve desligar a ignição e certificar-se que o motor está frio. Durante a instalação de um novo conjunto , a ordem de ligação dos cabos deve ser reproduzida com exactidão. Assim, a melhor prática é desligar e ligar os cabos um por um.