Vela de ignição carro
Vela de ignição para
Vela de ignição: informações úteis
As velas de ignição servem para inflamar a mistura de ar-combustível num motor de combustão interna, não só nos motores de automóvel, mas também incluindo os motores de foguete. São conhecidos quatro tipos de velas: velas de tipo arco, velas de ignição por faísca, velas de incandescência e velas catalíticas. Nos motores de combustão interna a gasolina, são usadas as velas de ignição.
A mistura de combustíveis inflama-se com uma tensão de descarga eléctrica de vários milhares / dezenas de milhares de volts, que ocorre entre os eletrodos. Este componente é accionado de um determinado ciclo de funcionamento do motor. A própria vela de ignição não é tão complicada como você pode imaginar. É constituída por um isolador, um corpo metálico e um condutor central. Por modo de funcionamento dos motores a gasolina, as velas de ignição são divididas em velas de tipo médio, quente e frio. Elas diferem em função do grau de isolação e do calor dos eléctrodos.
Quando o isolador e os eléctrodos começam o seu trabalho, as velas deverão ser suficientemente aquecidas nas temperaturas que possam promover a auto-limpeza da superfície, dos produtos de combustão da gasolina. Queremos dizer de fumo negro de carbono, depósito de fuligem etc Este facto determina a cor dos isoladores que estão trabalhando idealmente. Como regra geral, são marrom avermelhado. As velas de ignição têm a sua classificação de tamanho por tipo de rosca.
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Falhas das velas de ignição
- superfície desgastada;
- isolador rachado ou sujo;
- depósito no componente;
- a distância entre os elétrodos não cumpre a norma;
- peça danificada.
Sinais de avaria das velas de ignição
- gases de escape com monóxido de carbono elevado;
- o motor de arranque arranca com dificuldade, mas o arrancador funciona corretamente;
- diminuição das dinâmicas;
- vibração considerável do motor ao conduzir (principalmente em standby);
- perda de tração e potência;
- aumento do consumo de combustível.
Causas de avaria das velas de ignição
- florescência no núcleo;
- anéis de pistão desgastados;
- bomba do sistema de refrigeração entupida ou destruída;
- temperatura da vela de ignição estabelecida incorretamente;
- ignição longa;
- sobrecarga do motor;
- mau funcionamento do sistema de arrefecimento de água.
Diagnóstico
Normalmente basta inspecionar a visualmente a peça para ter uma noção do estado das velas de ignição e descobrir a causa das avarias. Para o fazer basta definir a cor da ponta de um isolador de uma vela de ignição. Cinza ou amarelo/castanho indicam o funcionamento correto do componente. Depósitos pretos ou secos apontam para:
- temperatura excessivamente fria da vela de ignição;
- mistura extremamente saturada;
- diminuição de vácuo;
- ponto de ignição tardio;
- compressão baixa;
- tampa da vela de ignição inchada.
Reparação e substituição das velas de ignição
Muitos fabricantes reclamam que as velas de ignição não podem ser substituídas, apenas podem ser reparadas. Normalmente, a vida útil da peça não excede 15 000 quilómetros. A substituição das velas de ignição deve ser feita pela seguinte ordem:
- Desligar os fios de alta voltagem da ignição.
- Limpar a sujidade das velas de ignição com a ajuda de corrente de ar expelida pelo compressor.
- Instalar velas novas com o controlo obrigatória da distância (o tamanho da lacuna é especificado no Website do fabricante).