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Relé sistema de pré-aquecimento: informações úteis
Como detectar falhas do relé da vela de incandescência
A avaria do relé da vela de incandescência é simples de verificar sem ajuda de profissionais. Para este efeito necessita de um multímetro ou de uma lâmpada de teste.
Tem de ligar as sondas de teste ou os contactos da lâmpada aos pinos de controlo do relé e aplicar-lhe 12 volts. Se o relé estiver a funcionar correctamente, a lâmpada irá acender e as leituras do multímetro irão variar. Além disso, irá ouvir um clique característico. A falta de luz da lâmpada, a falta de clique e as leituras imutáveis no multímetro indicam que os contactos do relé não estão a fechar.
Após isso, ligue o multímetro no modo de leitura de resistências e meça a resistência entre os pinos do enrolamento da bobina do relé. Se o medidor mostrar uma ruptura, o componente necessita de substituição.
Os relés das velas de duas fases são instalados nos carros mais modernos. Neste caso, deve testar a resistência entre os dois pares de contactos de controlo como descrito acima.
Pode identificar que o relé da vela de incandescência necessita de ser inspeccionado se verificar os seguintes sintomas:
- não existe clique quando roda a chave na ignição durante o tempo frio;
- a luz indicadora da vela de incandescência mantém-se ligada ou não liga;
- o computador de bordo assinala um erro;
- o motor arranca com problemas com baixa temperatura ambiental.
Causas de falhas do relé da vela de incandescência
Na maioria dos casos a falha do relé deve-se à violação da estanqueidade da sua carcaça e à entrada de sujidade e humidade no interior do relé, que causam a oxidação dos contactos. Além disso, os depósitos acumulados podem levar ao encravamento da armadura móvel. Neste tipo de caso, os contactos de controlo do relé não abrem o circuito mesmo após o fornecimento de corrente, o que resulta no seu sobreaquecimento e combustão.
A sujidade, humidade e as altas temperaturas são nocivas de igual forma, para o enrolamento do relé, já que têm um efeito destrutivo na sua camada isolante e podem promover o curto-circuito entre as voltas ou a ruptura das voltas.
Muito frequentemente o sobreaquecimento do componente ocorre devido ao desgaste mecânico dos contactos móveis, motivo pelo qual a fiabilidade da sua ligação de perde, ou devido ao aparecimento de fendas nos ligadores.
Se o relé falha muito frequentemente, tem de verificar se a voltagem é estável no circuito eléctrico e se os parâmetros do componente estão em conformidade com os requisitos técnicos do carro.
Reparação e substituição do relé da vela de incandescência
Por vezes o desempenho do componente pode ser reposto com a simples limpeza dos contactos e pelo reaperto dos seus fixadores. Mas normalmente o relé está sujeito a substituição. Pode instalar uma nova peça sem ajuda. Para este efeito, siga as instruções abaixo:
- Desligue a ignição.
- Desligue o terminal negativo da bateria.
- Desaparafuse os parafusos da tampa da ECU;
- Remova a tampa;
- Desligue os cabos do relé.
- Retire a peça do seu local de montagem.
- Instale uma nova peça no local;
- Diagnostique o sistema.