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Velas de incandescência: informações úteis
Como identificar uma vela de incandescência danificada?
As velas de incandescência podem ser diagnosticadas tanto numa estação de serviço, como por si mesmo. Isto pode ser feito recorrendo a vários métodos. Como primeiro método, irá necessitar de um multímetro. Defina o dispositivo no modo de medição de resistência. Ligue uma das pontas do dispositivo à saída da vela de incandescência, a outra à carroçaria do veículo. Se não existir contacto, o componente está avariado.
Pode notar que a vela de incandescência necessita de diagnóstico, na presença dos seguintes sintomas:
- o motor não arranca, ou o seu arranque é difícil;
- o motor não funciona adequadamente;
- observa-se fumo branco no escape.
Motivos para falhas das velas de incandescência
Um dos motivos de falha é o fim de vida útil do filamento, que é concebido para durar 50 a 60 mil quilómetros. Contudo, se ocorrem problemas com o componente antes destes números, isto pode dever-se ao mau funcionamento do equipamento de combustível. A falha do componente pode também ser causada por avarias do regulador ou alternador, alta voltagem.
Se um injector está contaminado ou gasto, um jato forte de combustível é dirigido ao elemento funcional do aquecedor. Isto leva à perda de integridade da carcaça do aquecedor e, em resultado disso, o filamento fica danificado.
Se o relé de controlo está danificado, a vela de incandescência sobreaquece. Neste caso, a carcaça do componente fica deformada e derrete, à superfície, e o filamento queima. O relé, propriamente dito, pode queimar, ou os cabos que dele emergem podem sofrer rupturas ou desgaste.
A falha do componente pode estar associada ao uso incorrecto, a defeitos de fabrico ou má qualidade dos componentes. Finalmente, o elemento pode danificar-se em caso de instalação incorrecta, em virtude de um aperto inadequado.
Substituição de uma vela de incandescência
Um componente avariado deve ser substituído. Esta tarefa deve ser confiada a especialistas numa estação de serviço, já que o material do componente é muito frágil e pode facilmente ser danificado, se instalado incorrectamente.
Para manter as velas de incandescência em bom estado de funcionamento, leve a cabo a verificação de rotina a cada seis meses. O componente deve ser substituído a cada 60 mil quilómetros.