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Como detetar o mau funcionamento no sistema de combustível

O diagnóstico complexo do sistema de combustível deve ser realizado anualmente. Ferramentas com alta precisão de indicações e o equipamento computadorizado são utilizados para o diagnóstico. Primeiro de tudo, a bomba de combustível é verificada com a ajuda de um manómetro. O dispositivo deve ser conectado ao tubo através do qual o combustível é fornecido. É necessário usar o manómetro com a escala com mais de seis barras. Para verificar, se o sistema está apertado, é aplicado o gerador do fumo. Além disso, usando o conjunto de adaptadores é necessário certificar-se de que o regulador de pressão funciona corretamente. Para definir o nível do desgaste dos bicos e a sua taxa de eficiência, é aplicado o testador. Está conectado a um injetor e os bocais são diagnosticados nos diferentes níveis de vibração.

Pode descobrir que o sistema de combustível requer diagnóstico pelos seguintes sinais:

  • lubrificante está a vazar;
  • o motor não funciona em plena capacidade;
  • o motor funciona abruptamente;
  • arranque difícil do motor;
  • é consumido maior quantidade de combustível;
  • operação instável do motor ao ralenti;
  • Existe um cheiro distinto de combustível no compartimento.

Causas de mau funcionamento do sistema de combustível

Dentre os defeitos mais perigosos do sistema de combustível é a interrupção da sua hermeticidade, que aumenta o risco de combustão do veículo. Pode haver algumas causas, que levam a isso. Estas são: desgaste dos elementos de selagem ou uso de combustível de baixa qualidade, o que provoca o efeito destrutivo de peças de borracha, danos mecânicos, ajuste com folga entre alguns componentes, trabalhos de reparação realizados incorretamente e outros. A corrosão, causada pela entrada de água nas tubagens de combustível ou a acumulação de contaminantes pode originar a despressurização do sistema.

Geralmente, os condensados de humidade do ar e a sua acumulação na parte inferior do tanque de combustível, se não estiver totalmente cheio. Em caso de entrada de água no sistema, especialmente durante a estação fria, há um risco do seu congelamento e, portanto, as mangueiras ficam com fissuras. É aconselhável encher o tanque de combustível até o topo, a fim de se evitar isso.

O uso de combustível de baixa qualidade, a entrada de objetos estranhos dentro do tanque de combustível, o aumento da concentração de produtos de desgaste de alguns componentes pode sujar os bocais e a avaria da bomba de combustível. A sua eficiência agrava-se, assim como as impurezas no filtro de combustível, promove a diminuição da pressão no sistema de combustível do motor e causa falhas no seu funcionamento.

Reparação e substituição do sistema de combustível

O sistema de combustível é substituído completamente em casos raros. Muitas vezes, a substituição da peça avariada é feita para a solução de problemas, e os componentes sujos são limpos. O sistema de combustível consiste em muitos componentes e é bastante complicado pela sua estrutura. Então o suporte especializado é necessário para substituir os elementos danificados. Na maioria dos casos, a bomba de combustível, o filtro e o tanque de combustível são substituídos durante os trabalhos de reparação. No caso de quando o filtro está sujo, é limpo ou substituído. Também é necessário limpar os bocais das marcas de resina. Isto pode ser realizado de duas maneiras:

  • Lave o detalhe num banho ultra sónico;
  • Passe o detergente (solvente), através do bocal.
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