Bóia de combustível carro
Sensor de combustivel para
Sensor de combustivel: informações úteis
A função principal do sensor de nível de combustível é medir a quantidade de combustível do tanque, em função da posição do bóia no tanque de combustível. Em termos simples, essa peça ajuda a determinar quanto combustível está no carro, e também a distância e o tempo que serão suficientes para o cheio referido de combustível. Como o custo de combustível é crescente, os veículos precisam dum sistema preciso para medir o consumo de combustível. Como resultado, cada vez mais veículos são equipados com sensores de última geração. Eles não servem só para medir o nível de combustível, mas também oferecem uma monitoração detalhada, como quando o carro consome combustível.
Nos sensores modernos, a transferência da informação tem lugar através de uma interface digital em série a partir do sensor que utiliza um sinal de frequência ou um sinal analógico. O sensor digital é um dispositivo de medição de alta precisão que permite-lhe de obter os mais precisos dados. Este tipo de sensor pode ser instalado no tanque de combustível de um veículo de qualquer tamanho. O sensor de nível de combustível analógico está equipado com uma saída analógico ajustável e a tensão de saída não depende da tensão de alimentação. Ambos os sensores são protegidos contra curto-circuito e a polaridade inversa. E ambos têm a tensão de alimentação similar.
Os proprietários de automóveis devem confiar na instalação e na substituição deste dispositivo técnico pelos profissionais porque qualquer erro pode causar a transmissão de dados incorrectos. Podemos dar-lhe um bom conselho no que diz respeito ao comprar um novo sensor e poupar dinheiro. Em vez de encomendar peças de carros novos, como o cubo de roda, válvula do acelerador ou do regulador de pressão da mola nos centros de serviços a preços elevados, encomendá-las online. Se você acessar o nosso catálogo, você vai ver a diferença do preço para as peças do carro e quanto é mais barato comprá-las na Internet.
Como detetar o mau funcionamento do sensor de nível de combustível
Primeiro, verifique o componente. Em muitos casos, o dano dos contactos em movimento é causado pela oxidação sob a ação da água e da sujidade que se desenrola no decorrer do tempo.
A resistência do componente também deve ser verificada com a utilização de um ohmímetro. Observe que o nível de combustível no depósito irá influenciar os resultados de medição; Portanto, o depósito deve estar vazio ou cheio até o topo. Se o depósito estiver vazio, a resistência do sensor deve estar entre 230–330 Ohm. Se o depósito estiver cheio, a resistência deve ser de 6 ou 7 Ohm.
Se o indicador não reage ao mudar a quantidade de combustível no depósito, desmonte o painel de instrumentos e verifique a instalação elétrica.
O componente deve ser diagnosticado em conjunto com o sistema de combustível, uma vez por ano, ou após cada 60 a 80 mil quilómetros de quilometragem.
Pode notar que o sensor de nível de combustível precisa de diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- o indicador mostra que o depósito de combustível está vazio;
- ao conduzir, o ponteiro indicador sobe e desce abruptamente;
- com o depósito cheio, o indicador mostra o nível de combustível incorreto.
As razões do mau funcionamento do sensor de nível de combustível
A falha mais frequente do componente é o desgaste do indicador e as áreas de contacto do potenciómetro. Devido à falta de contacto, as informações sobre o nível de combustível não são transmitidas ao painel de instrumentos. Queda da tensão do sistema elétrico do automóvel, perda da integridade dos fios, influência de água sobre os contactos e o seu entupimento impede a transmissão do sinal elétrico e resulta no funcionamento incorreto do indicador.
Por vezes, a razão do mau funcionamento do sensor bloqueia o ponteiro do indicador devido à sujidade acumulada, ou ajuste incorreto do ponteiro do indicador. Neste caso, o defeito é fácil de remover, ajustando o indicador corretamente. O componente também pode ser bloqueado devido aos entalhes que apareceram na superfície do flutuador.
Usar combustível de má qualidade e a acumulação de sujidade e água no depósito de combustível causa a aceleração da corrosão das partes metálicas do componente. Por vezes, o mau funcionamento do sensor é causado por um vedante desgastado. Se estes constituem uma única unidade, o sensor deve ser substituído.
Reparação e substituição do sensor de nível de combustível
Se os contactos estão oxidados, é suficiente limpá-los. Quando desconectar o sensor, certifique-se de não danificar as palhetas dos contactos. Se o dano ocorrer, o componente deve ser substituído.
Se o indicador mostrar leituras incorretas, pode ajustar o ponteiro do indicador. Para isso, mude o contacto móvel do flutuador para uma posição extrema e coloque o ponteiro do indicador na posição correspondente.
Se o sensor tiver sido danificado devido a ação mecânica, ou a sua resistência alterou, o componente deve ser substituído. Após a instalação de um novo componente, o mesmo deve ser calibrado para aumentar a precisão dos dados exibidos.