Bomba injetora carro
Bomba de alta pressão para
Bomba de alta pressão: informações úteis
Como detectar falhas na bomba injectora
O diagnóstico da bomba injectora do combustível é feita num banco de testes especial que simula o funcionamento do motor, pelo que deve ser levado a cabo numa estação de serviço. Em primeiro lugar são medidos o fornecimento inicial de combustível e o fornecimento volumétrico de combustível em vários modos de funcionamento do motor, e depois, os valores obtidos são comparados com os constantes da documentação técnica do fabricante da bomba. Se não coincidirem, a peça necessita de ser reparada ou substituída.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico da bomba injectora, de acordo com a presença dos seguintes sintomas:
- aumento exagerado de combustível;
- perda de potência do motor;
- funcionamento instável do motor a rpm baixas;
- paragem súbita do motor ao ralenti;
- fumo negro vindo to tubo de escape;
- correia de distribuição patina;
- manchas de combustível na superfície da bomba injectora;
- arranque difícil do motor;
- sons estranhos no compartimento do motor enquanto este está em funcionamento;
- cheiro a gasolina no habitáculo e no compartimento do motor.
Causas de falhas na bomba injectora
A causa mais frequente de avarias na bomba injectora é a utilização de combustível de má qualidade. As partículas abrasivas nele contidas têm um efeito destrutivo nos componentes da bomba, levando ao desgaste exagerado do êmbolo e da camisa e à corrosão dos componentes de metal. Os químicos agressivos e os aditivos de má qualidade destroem os elementos vedantes.
Eventualmente, os produtos do desgaste dos componentes da bomba injectora, e a sujidade que entra no interior do sistema vindos com o combustível provocam o encravamento das válvulas e da rampa alimentadora de combustível. Para o evitar, substitua os filtros de combustível no tempo devido, e drene o sistema de combustível numa estação de serviço. Pode utilizar aditivos especiais para limpeza, deve adicioná-los ao depósito de combustível na quantidade especificada nas instruções.
A voltagem instável no circuito eléctrico do carro pode levar a avarias nos componentes eléctricos da bomba. A perda de estanquicidade da carcaça e danos da manga isoladora dos cabos resultam na oxidação dos contactos ou num curto circuito.
Reparação da bomba injectora
A reparação da peça requer a utilização de ferramentas especiais, bancos de testes, software adequado e deve ser feita por especialistas qualificados. Os trabalhos de restauro são feitos em vários passos. Em primeiro lugar, a bomba é limpa minuciosamente de sujidade e depósitos de carvão, e depois seca com a ajuda de ar comprimido. A mesma é depois desmantelada e os componentes são verificadas. Os componentes de uma bomba injectora danificada são substituídos por novos. Após ser novamente montada, a unidade é submetida a um teste extensivo.
Substituição da bomba injectora
Pode instalar uma bomba injectora sem ajuda. O procedimento pode variar consideravelmente, de acordo com a marca e modelo do carro. Assim, ao fazer a substituição sozinho, tem de seguir as instruções dadas pelo fabricante na documentação técnica do veículo. Durante o procedimento, assegure-se de marcar a sequência de ligação dos terminais e tubagens, bem como a posição das polias, de forma a evitar erros durante a montagem. No final do procedimento, não se esqueça de ajustar o avanço da ignição e a posição da válvula de vácuo.