
Corpo de borboleta de carro
Borboleta de admissão para
Borboleta de admissão: informações úteis
A válvula borboleta é uma parte dos sistemas de admissão dos motores a gasolina com injecção de combustível. A sua função é a de regular a quantidade de ar que entra no motor. Este componente está localizado entre o filtro de ar e o colector de admissão. Esta válvula também pode ser chamada de filtro de ar. Quando se abre, a pressão no sistema de admissão do motor torna-se igual à pressão atmosférica e, quando se fecha, é reduzida a um estado de vácuo. Esta característica da válvula borboleta actua para o servofreio a vácuo e o adsorvente soprando no sistema do recipiente de adsorção ou filtro de carvão activado (canister).
A válvula borboleta tem um acionamento mecânico e a unidade com controle eletrônico. A válvula com acionamento mecânico é usado em carros de baixo custo. Este sistema assegura a conexão do pedal do acelerador com a válvula borboleta atrvés de um cabo de metal. O accionamento mecânico inclui a estrutura, em que os componentes da válvula são combinados numa única unidade, que inclui carcaça, válvula borboleta, sensor de posição da borboleta de aceleração e de controlo de marcha lenta.
Os veículos modernos utilizam accionamento eléctrico com controlo electrónico, com a ajuda dos quais um valor ideal do binário é conseguido em todos os modos de operação. A vantagem deste accionamento eléctrico é a redução de consumo de combustível, correspondendo aos requisitos ambientais e à segurança da condução. Existem duas diferenças entre os accionamentos das válvula borboleta mencionados acima. Em primeiro lugar, no accionamento eléctrico não há conexão mecânica entre a válvula borboleta e pedal do acelerador. Segundo, a regulação da marcha lenta ocorre movendo a borboleta.
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Como detetar o mau funcionamento do acelerador
Testar o componente requer uma banca de teste especializada. Primeiro deve avaliar as características de funcionamento do motor e a exatidão do seu funcionamento. Além disso, o sensor de posição do acelerador deve ser testado. Para uma verificação mais completa, desconecte a unidade do acelerador. Após cada quilometragem de 20 a 30 mil km, o componente deve ser limpo da sujidade e de óleo.
A correção da posição do acelerador é verificada manualmente. Abrir e fechar a válvula reguladora várias vezes. Isso deve mudar as leituras do sensor. O afastamento entre o componente e o corpo não deve exceder 0,2 mm.
A vida útil do componente é ilimitada. Se for limpo regularmente, a sua substituição pode não ser exigida durante toda a vida útil do veículo.
Pode notar que o acelerador exige diagnósticos pelos seguintes sintomas:
- o motor funciona incorretamente em marcha lenta;
- falhas na ignição do motor;
- o veículo acelera desigualmente quando é pressionado o pedal do acelerador;
- ocorre detonação quando o motor é iniciado;
- batidas curtas são ouvidas no sistema de escape;
- o motor para em marcha lenta;
- um veículo equipado com transmissão automática começa com solavancos;
- o motor perdeu potência;
- maior consumo de combustível.
As razões do mau funcionamento do acelerador
A razão mais frequente da sujidade do acelerador é a entrada de poeira e partículas de óleo através do sistema de ventilação do cárter, ou através do filtro de ar. A falha ao limpar o componente dentro do respetivo prazo resulta na sua obstrução ou no bloqueio com folgas.
A razão do acelerador deixar passar demasiado ar na linha de entrada pode ser o seu ajuste incorreto durante a instalação, parafusos soltos ou impacto mecânico intensivo. Pelas mesmas razões, o componente pode ser deslocado durante o funcionamento. Muitas vezes, o mau funcionamento do acelerador é causado pelo resistor danificado do sensor incorporado.
O cabo mecânico solto do acelerador ou avaria devido a um ajuste incorreto.
Reparação e substituição do acelerador
A remoção de obstrução, incluindo o óleo, requer o uso de um aerossol líquido de limpeza. A limpeza em si não é difícil, e pode fazer isso por si mesmo, no entanto, desmontar a unidade do acelerador requer a ajuda de um assistente.
Sempre que o componente esteja limpo, as juntas devem ser substituídas. Primeiro, desconecte o tubo de ar ondulado. Desconecte o cabo do acelerador depois de pressionar o pedal do acelerador até parar. Depois disso, retire as mangueiras com o líquido de arrefecimento e os fixadores do próprio acelerador. Se este último não poder ser fixado na posição de funcionamento, ou está mal fixado, aperte os fixadores e calibre o sensor. A calibração deve ser confiada a um especialista qualificado. Se o acelerador estiver danificado mecanicamente, ou os elementos de suporte estiverem com desgaste, deverá ser substituído.