
Regulador de pressão do combustível carro
Regulador de pressão bomba de combustível para
Regulador de pressão bomba de combustível: informações úteis
Como detectar falhas no regulador do combustível
A inspecção do componente é muito trabalhosa e normalmente é levada a cabo como parte do diagnóstico abrangente do sistema de combustível.
Para começar, verifique se existe suficiente combustível no depósito. Depois tem de verificar a voltagem da bateria, uma vez que a pressão de fornecimento do combustível depende directamente dela. Deve ser de 12 V. Após esse passo, necessita de desligar o terminal negativo da bateria, ligar um medidor de pressão ao sistema de combustível, limpar a gasolina derramada, e voltar a ligar o terminal negativo da bateria, e ligue o motor ao ralenti. Desligue depois a tubagem de vácuo do regulador, feche a sua extremidade com o dedo e meça a pressão. Deve ser de 0,25 a 0,35 MPa em motores com injecção multiponto e de 0,07 a 0,10 MPa em motores com injecção tradicional.
Se a pressão for insuficiente, aperte a mangueira de retorno e verifique as leituras do medidor de pressão. O aumento da pressão para valores normais indicam mau funcionamento do regulador. Medições demasiado elevadas indicam a sua falha caso a capacidade da tubagem de retorno não esteja dificultada.
Quando o motor estiver quente, ligue a tubagem de vácuo ao regulador. A pressão deve cair para um valor médio a rondar os 0.05 MPa. Se permanecer ao mesmo nível, a tubagem de vácuo pode estar entupida, ou o regulador pode estar avariado.
Para medir a pressão residual do sistema, desligue o motor, bloqueie o depósito de combustível e repita as medições em 10 minutos. Compare as válvulas obtidas com os valores especificados na documentação técnica do veículo. Se a pressão estiver abaixo do normal, terá provavelmente de substituir o regulador do combustível.
Pode identificar que o regulador do combustível necessita de diagnóstico de acordo com os seguintes sintomas:
- dificuldade no arranque do motor;
- funcionamento instável ao ralenti;
- perda de potência no motor;
- paragem espontânea do motor;
- fugas de combustível das tubagens que não desaparecem ao apertar as braçadeiras, ou os locais de montagem das válvulas;
- deterioração do desempenho dinâmico do veículo;
- consumo exagerado de combustível;
- solavancos do carro durante a condução.
Causas de falhas no regulador do combustível
A razão mais comum de avaria do regulador de combustível é o desgaste natural dos componentes. Por exemplo, o afrouxamento das molas levam a que as molas deixem de estar firmemente fixas aos seus locais de instalação. Como consequência, o combustível é fornecido à linha de retorno mesmo a pressão baixa e a potência do motor diminui ao aumentar as rpm. Além disso, a membrana desgasta-se e rompe, os vedantes de borracha perdem elasticidade e abrem fendas.
A destruição prematura do componente é provocada pela utilização de gasolina de má qualidade, pela substituição fora de tempo do filtro do combustível ou limpeza do depósito de combustível também não atempado. A sujidade acumulada na superfície da válvula provoca o seu encravamento, e a água no combustível promove a corrosão dos componentes de metal do regulador.
Substituição do regulador do combustível
O componente não é reparável. Se falhou, tem de o substituir. Pode montar uma peça nova sem ajuda de terceiros. Em primeiro lugar, liberte a pressão no sistema. Apenas após esse passo pode iniciar o procedimento de substituição do regulador. A sequência de passos é a que se segue:
- Ligue o motor e deixe-o a funcionar ao ralenti.
- Remova o relé da bomba do óleo ou desligue a cablagem da bomba do combustível de forma a que o motor páre.
- Reinicie o motor algumas vezes.
- Desligue a ignição, e depois volte a ligar o relé ou a cablagem da bomba eléctrica.
- Desligue a tubagem de vácuo e a tubagem de drenagem de combustível da válvula.
- Desaperte os fiadores que prendem a peça.
- Remova a válvula de controlo.
- Substitua o anel edane e instale a nova peça.