Embraiagem para carro
Peças de carro para Embraiagem
Embraiagem para
Como detetar o mau funcionamento da embraiagem
A embraiagem é diagnosticada em duas etapas. Para começar, o sistema é testado com o motor desligado. Pressione o pedal repetidamente, verifique o seu curso de fluidez e escute o som. Sons estranhos, tais como rangidos e batimentos, indicam falhas. Na mesma etapa, medir o curso de funcionamento do pedal. O valor ideal deve ser de 130 a 150 mm, dependendo do modelo do veículo. Valores exatos estão disponíveis na documentação técnica do veículo.
A próxima etapa do diagnóstico é realizada com o motor ao ralenti. Primeiro, engate a marcha-atrás e escute. Os sons anormais como estalidos e crepitação é a evidência da danificação do disco da embraiagem ou da placa de pressão da embraiagem. Se a marcha-atrás não pode ser engatada, significa que os componentes do sistema estão gravemente danificados ou desgastados e precisam de reparação.
Observe o funcionamento do mecanismo ao conduzir. Pode notar que a embraiagem requer diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- forte vibração;
- solavancos durante o funcionamento;
- engate ou desengate incompleto da embraiagem;
- sons estranhos.
As razões do mau funcionamento da embraiagem
A razão principal do desgaste prematuro do mecanismo é a grave não conformidade com as regras de funcionamento do veículo, ou seja, arranques súbitos em altas RPM ou o manter o pé no pedal da embraiagem enquanto conduz. Os componentes de má qualidade ou componentes que foram usados por muito mais tempo do que a sua vida útil ficam frequentemente com falhas.
Muitas vezes a falha da embraiagem é causada por avarias no seu mecanismo de funcionamento. Os controlos mecânicos da embraiagem são propensos a danos como a avaria do cabo, bloqueamento ou alongamento, bem como danos de conexão. Os atuadores hidráulicos são caracterizados por falhas como entupimento e fugas do líquido de funcionamento devido à danificação dos elementos de vedação. A lubrificação do revestimento do disco da embraiagem ocorre devido à quantidade excessiva de óleo sobre o eixo de entrada de transmissão ou no rolamento da cambota, bem como devido à retentores danificados no motor e transmissão.
Também, a operacionalidade da embraiagem é afetada pela qualidade da manutenção e observância do seu calendário de manutenção. O ajuste incorreto de componentes individuais do sistema muitas vezes têm consequências graves, até a perda de controlo sobre o veículo.
Reparação e substituição da embraiagem
O componente deve ser reparado e substituído numa estação de serviço. A substituição da embraiagem envolve o seguinte:
- desmontar a caixa de velocidades;
- inserir o alinhador no furo no centro do cubo do disco da embraiagem;
- tirar a tampa, a placa de pressão e o disco da embraiagem;
- verificar a ausência de fendas no disco da embraiagem;
- inspecionar o revestimento de fricção (se as cabeças dos rebites estiverem mergulhadas na superfície do revestimento menos do que 0.2 cm o disco da embraiagem tem que ser substituído);
- verificar o desvio do disco da embraiagem (não deve exceder 0.5 mm e não deve ser detetada nenhuma deformação);
- verificar o estado do volante e da placa de pressão (substitua se necessário);
- substituir a tampa e placa se as junções rebitadas entre as peças estiverem com folga ou os anéis do assento da mola de pressão da embraiagem danificados;
- antes de substituir o componente, verifique o livre movimento do disco da embraiagem ao longo das ranhuras do eixo de entrada da caixa de velocidades (se o movimento for impedido, o componente deve ser substituído ou reparado);
- instalar o alinhador nas ranhuras da placa;
- instalar a embraiagem no volante com 3 pinos centrados e fixar o componente no lugar.