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Como detectar falhas na roda livre do alternador
É fácil verificar a funcionalidade da peça sem ajuda profissional. Para isto, tem de remover a correia do alternador, rodar suavemente a roda livre com a mão e pará-la subitamente. Se sentir que o alternador continua a rodar durante algum tempo, após a polia ter parado, o componente está em condições, se não, substitua-o.
Assegure-se depois que o mecanismo de bloqueio da peça está em boas condições. Necessita de bloquear o rotor com uma chave de fendas, e depois tentar rodar a embraiagem da roda livre em ambas as direcções. Se a peça roda livremente em ambas as direcções, então está com problemas.
Pode identificar que a roda livre do alternador necessita de diagnóstico, se detectar os seguintes sinais:
Causas de falha da roda livre do alternador
A roda livre do alternador tem uma vida útil limitada que em média é de 100.000 km. Mas em muitos casos, a peça pode falhar prematuramente. Habitualmente pode causa do funcionamento da peça sem a tampa protectora ou com um vedante danificado. A entrada de sujidade e humidade para o interior da peça aumenta o risco de corrosão dos componentes de metal da roda livre, e a fuga de lubrificante levará ao desgaste abrasivo acelerado, sobreaquecimento e destruição do rolamento.
Os erros de montagem da propulsão do alternador podem ser a razão para os movimentos livres crescentes do rolamento. As correias esticadas em excesso, o desalinhamento das polias, rolos e tensores aumentam consideravelmente a carga na roda livre, provocando a sua falha. Frequentemente, efeitos semelhantes resultam da instalação de componentes não originais, cujo design não está em conformidade com os componentes de origem.
Por vezes, a falha da roda livre do alternador ocorre dada a sua má qualidade, quando o design do rolamento utilizar consideravelmente menos rolos do que o exigido, por exemplo, 4 em vez de 12. Como consequência, desgastam-se mais rapidamente.
Substituição da roda livre do alternador
Se substituir a peça sem ajuda profissional, irá necessitar de um conjunto de ferramentas especiais. Em alguns veículos, para ter acesso à zona da roda livre, tem de desmontar o filtro do combustível e o alternador. Esta é uma operação demorada, que será melhor deixar para profissionais. Se substituir a peça sem ajuda, siga s procedimentos abaixo: