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Peças de reposição para o seu carro

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Como detectar falhas da polia da cambota
O exame da polia da cambota é aconselhado a cada 60.000 km. As fendas ou empenos no elemento elástico, separação da borracha e das partes metálicas, fendas no cubo ou perto dos orifícios de fixação, manchas multicolores na superfície exterior indicam que a peça necessita de substituição.
A ausência de falhas visíveis nem sempre garante que a peças está em bom estado. Para verificar se está em funcionamento, tem de marcar a polia do centro para a periferia, e depois arrancar o motor e ligar vários equipamentos para provocar uma carga máxima na correia da transmissão. Deve depois desligar o motor e ver se as marcas coincidem.
Pode identificar que a polia da cambota tem de ser examinada, se notar os sintomas que se seguem:
Causas de falhas da polia da cambota
A polia da cambota tem uma vida útil limitada e pertence aos componentes que estão sujeitos a substituição preventiva. A vida média da peça é de 90.000 a 120.000 km.
O desgaste prematuro da polia pode ser provocado pelo impacto de ambiente agressivo. Quedas de temperatura, entrada de fluidos técnicos, incluindo combustível e óleo, levam à avaria do elemento silenciador e do mancal.
As condições de funcionamento do carro afectam significativamente a vida útil da peça. A condução em cidade, frequentemente a baixas rpm, os arranques e travagens bruscos criam grandes cargas na peça.
Os erros de instalação são uma causa muito comum de falha da polia. A utilização de equipamentos inapropriados ou parafusos antigos, o momento de torção insuficiente ou excessivo, de aperto dos parafusos e as cargas intensas de impacto podem resultar no aparecimento de fendas na peça. Após a instalação tem de verificar o alinhamento dos elementos da transmissão; adicionalmente, a substituição da correia da transmissão é aconselhável, caso contrário o risco de desgaste prematuro da polia irá aumentar substancialmente.
Por vezes, as falhas da polia da correia estão directamente associadas à instalação de equipamento extra não previsto pelo fabricante do carro, como um ar condicionado ou outro alternador.
Substituição da polia da cambota
Se ocorrerem falhas, a polia necessita de ser substituída. A instalação da nova peça, sem ajuda profissional, não é difícil, mas vai necessitar de ferramentas especiais: uma pega para segurar a polia, um vira-macho, um extractor e um chave de caixa longa. Os passos a seguir, são os que se indicam abaixo: