Maxilas de travão de mão carro
Maxilas do travão de estacionamento para
Maxilas do travão de estacionamento: informações úteis
Como identificar um kit de sapatas do travão de mão com avaria
Normalmente, os componentes são diagnosticados durante a verificação abrangente do operacionalidade do travão de mão. É feito em várias fases. Primeiro, páre o carro numa inclinação de 25°. Pode usar uma rampa para carros com 1,25 m de altura e plano inclinado com 5 m de comprimento. Mova depois a alavanca do travão de mão 2 a 8 dentes do mecanismo de roquete, dependendo da marca e modelo do veículo. Se os elementos da unidade estiverem OK, o veículo mantém-se no plano inclinado durante muito tempo.
Se não tem uma rampa, pode fazer a verificação ao nível do solo, da mesma forma. Para o fazer, mova o travão de mão 2 ou 3 dentes e levante a parte traseira do carro com um macaco. Se o mecanismo de travão de mão estiver OK, a rotação da roda irá exigir bastante esforço.
Para verificar a eficiência do mecanismo de travão de mão sem um macaco, puxe a alavanca do travão de mão toda até cima, engrene a primeira e lentamente solte a embraiagem. O motor deverá parar.
Se forem detectadas falhas no funcionamento do mecanismo, inspeccione as sapatas dos travões visualmente, e confirme a extensão dos danos. Necessitará de remover a roda e desmontar o tambor. O desgaste desigual, as mossas na superfície e o facto dao material de fricção estar solto ou deslocado indicam a necessidade de substituir os componentes.
Pode notar que as sapatas de travão necessitam de diagnóstico na presenºa dos sintomas que se seguem:
- sons estranhos na suspensão durante a condução;
- curso aumentado da alavanca do travão de mão;
- eficácia significativamente reduzida do travão de mão.
Motivos para avarias do kit de sapatas do travão de mão
As sapatas do travão de mão são concebidas para a vida útil do veículo, pelo que muito raramente é necessário substituí-las. Normalmente, esta necessidade é provocado pelo incumprimento das regras de utilização do veículo, em particular, pela condução com a alavanca do travão de mão em cima, ou pela utilização da “derrapagem controlada”, usada frequentemente no drifting.
Por vezes, os componentes falha devido a uma paragem de emergência, quando o travão de mão é utilizado em vez do travão. Adicionalmente, o desgaste desigual do material de fricção pode ser causado por erros de instalação
Substituição do kit de sapatas do travão de mão
Os componentes não estão sujeitos a reparação, pelo que os componentes avariados devem ser substituídos. O processo de instalação dos novos componentes é simples, mas muito demorado. Se não tiver a habilidade e o tempo necessários, procure a ajuda de especialistas.
Se decidir substituir os componentes sem ajuda, siga estas instruções:
- Levante o carro com um macaco e fixe-o na posição com calços.
- Baixe a alavanca do travão de mão.
- Remova a roda traseira, o disco ou o tambor do travão e a pinça.
- Desmonte a mola de libertação da sapata do travão utilizando um removedor especial.
- Remova, em primeiro lugar um e depois o outro pino de fixação da sapata do travão. Para o fazer, rode-o 90° após comprimir o pino de fixação com uma chave.
- Desligue as sapatas e remova-as.
- Verifique o estado do ajustador, lubrifique o seu pino e as superfícies de contacto com ua fina camada de lubrificante.
- Lubrifique o parafuso de ajustamento.
- Instale tudo no seu sítio, pela ordem inversa.
Antes de substituir, leia cuidadosamente as recomendações do fabricante do veículo, já que o procedimento de instalação pode ser diferente, dependendo da marca e modelo do veiculo.