
Bomba central dos travões de carro
Bomba de travões para
Bomba de travões: informações úteis
O cilindro mestre de travão é o elemento central do sistema de travagem, que gera a pressão hidráulica mediante acionamento do pedal, através de todo o sistema. No cilindro, opera principalmente a propriedade do líquido de travão, que não é comprimida por forças externas. Hoje os carros modernos são equipados com duas peças de cilindro mestre de travão. E cada uma das secções deve servir o seu próprio circuito hidráulico. Nos carros de tracção dianteira, uma das unidades combina os travões da roda de frente de direita e da roda de trás de esquerda, enquanto o segundo combina os travões das rodas dianteiras de esquerda e os travões das rodas traseiras de direita. Nos veículos de tracção traseira, há uma outra situação: o primeiro circuito serve as travões das rodas dianteiras, enquanto o segundo, as travões das rodas traseiras.
O cilindro mestre de travão está montado na tampa da vacuum servo. O tanque de duas peças com alguma margem de fluido de travão está localizado acima do cilindro. O tanque está ligado às secções do cilindro através das portas de equalização e drenagem. Esta peça é necessária para compensar a perda do fluído do sistema de travagem. As marcas de medidores nas paredes transparentes do tanque permit-lhe de ver o nível do fluído de travão. É no tanque, onde o sensor de nível de fluido de travão está configurado. Quando o nível de fluido de travão está baixo, então é necessário, que o painel de instrumentos acenda uma lâmpada de alerta.
A ruptura mais comum do cilindro mestre de travão é o vazamento - quando o revestimento liso na superfície interior do cilindro é destruído. O cilindro começa a desviar o fluído, e suavemente o pedal vai para o chão sob uma carga uniforme. Nos carros modernos, o cilindro mestre de travão é um componente muito confiável e que raramente falha. Mas se você quiser comprar um cilindro novo, as lojas online sempre ajudarão a encontrar exactamente as peças que você precisa, tais como parafusos de cilindro, distribuidor ou pastilhas de travão.
Falhas do cilindro de comando
- pistão preso;
- vedantes inchados;
- válvula de respiro da tampa do reservatório partida;
- mangueiras flexíveis inchadas;
- violação da estanquicidade entre o pistão e o selo interno;
- compensação da porta bloqueada;
- vedante de um dos circuitos danificado;
- líquido do travão a vazar em locais de ligação ao tanque de expansão.
Sinais de avaria do cilindro de comando
- impossível pressionar o pedal do travão todo para baixo;
- veículo derrapa ao travar;
- movimento demasiado leve do pedal do travão;
- aumento do percurso de paragem devido ao mau funcionamento dos travões;
- pedal do travão demasiado duro;
- travagem produz ruídos estranhos de raspar, assobiar e guinchar.
Causas de avaria do cilindro de comando
- utilização de líquido dos travões de baixa qualidade;
- posição do pedal ajustada incorretamente;
- vedante do pistão interno parcialmente despressurizado;
- instalação de mangueiras de baixa qualidade;
- componente danificado por impacto mecânico;
- condução em estradas de baixa qualidade.
Diagnóstico
Quando o sistema de travagem está danificado, são ligadas algumas luzes no painel de instrumentos. Neste caso, é necessário verificar os elementos do motor. Comece por fazer a inspeção visual do cilindro de comando. Verifique se há líquidos dos travões a verter. Preste bastante atenção aos locais dos tubos e tomadas do circuito. Verifique também que a peça não esteja danificada por impacto mecânico. Depois, meça a pressão nos circuitos. O manómetro pode ajudar nesse processo. Ligue às ranhuras do circuito. Em seguida, compare o valor recebido com o valor de controlo especificado nos documentos técnicos. Precisa de um suporte específico para verificar a estanquicidade do cilindro de comando.
Reparação e substituição do cilindro de comando
Para substituir a peça, faça o seguinte:
- desligue o acumulador da voltagem;
- retire o forro insonorizado do compartimento do motor, desaparafuse os parafusos do suporte e desaperte as braçadeiras;
- desligue a ligação com cabos do sensor do nível do líquido dos travões;
- desaperte as 4 porcas a suportar as mangueiras;
- retire o cilindro partido dos pinos da tala;
- coloque líquido de travagem na peça nova;
- coloque um reservatório com buchas no cilindro novo;
- instale a peça.
Após substituir o cilindro de comando, verifique se o pedal do travão funciona corretamente. Caso esteja demasiado suave, bombeie o sistema de travagem.