
Sensor Abs para carro
Sensor rotações da roda para
Sensor rotações da roda: informações úteis
Os sensores ABS são componentes do sistema de anti-bloqueio, que evita o bloqueio das rodas durante a travagem. A função principal do sistema ABS é a de impedir a perda do controlo do veículo em caso de travagem brusca, bem como para excluir a possibilidade de derrapagem. Como um componente do complexo sistema electrónico de travagem, o Sistema Electrónico de Tracção e os sistemas electrónicos de controle da estabilidade e a travagem de emergência intervêm.
O sistema funciona bastante simples: ao conduzir um automóvel, a placa de contacto da roda é estacionária em relação ao solo. Assim, a força de atrito estático está agindo na roda. A desaceleração, quando as rodas do carro giram a uma velocidade, que coincide com a velocidade do veículo, é muito melhor do que a desaceleração quando as rodas deslizam em relação ao solo.
Para um proprietário de carro iniciante, a presença do sistema ABS desempenha um papel importante, já que lhe permite a utilização da travagem de emergência de uma forma simples. Mas, por vezes, o sistema ABS, pelo contrário, conduz ao aumento da distância de travagem. Isso acontece em superfícies soltas como cascalho, areia ou asfalto coberto de neve, quando as rodas bloqueadas começam a afundar-se na superfície solta, durante a travagem. O resultado disto é uma desaceleração adicional. Esta é a razão por que, em alguns casos, você pode desligar o sistema.
Se as luzes ABS estiverem acesas, ou caso sejam apagadas, mas você pressiona o pedal do travão e antes de accionar a paragem completa do sistema ABS, a razão para tudo isto é a falha de um dos sensores de ABS, que estão localizados em cada roda. Para entender quais são os defeitos dos sensores, você precisa de um teste simples. Para fazer isso, ajusta o interruptor do teste para a posição 20 kohm e começa a procurar pelo sensor defeituoso.
É fácil mudar o sensor. Primeiro, é preciso desapertar o parafuso. Então você pode buscar o sensor do furo de montagem. No entanto, tenha cuidado para não danificar a roda dentada ABS. Em alguns casos, é necessário desmontar o disco do travão. Você pode facilmente comprar um novo sensor na loja online, sem custo adicional e em curto prazo. Além disso, na nossa loja online, você vai sempre encontrar bomba de lavagem, cablagem de ar condicionado e muitas outras peças sobressalentes para a sua marca de automóvel.
Falhas dos sensores ABS e ESP
- sensores funcionam incorretamente;
- ligações fechadas ou oxidadas;
- sensores danificados por impacto mecânico;
- fios partidos.
Sinais de avaria dos sensores ABS e ESP
- as rodas derrapam quando o carro arranca com força ou o carro derrapa em travagem de emergência;
- luzes de aviso do ABS e ESP no painel de instrumentos;
- maior consumo de combustível;
- perda de potência do motor;
- maior distância de paragem em escadas escorregadias.
Causas de avaria dos sensores ABS e ESP
- componentes ligados incorretamente;
- microcircuito dos sensores danificado;
- fusíveis queimados;
- o carro arranca bruscamente com frequência;
- sistema de travagem avariado;
- realização de uma travagem de emergência a alta velocidade.
Diagnóstico
São necessários um osciloscópio e um multímetro para verificar se os sensores ABS e ESP funcionam corretamente. A resistência entre as ligações dos sensores deve estar entre 1- 1,5 kOm. Se as leituras excederem os valores admissíveis, tem de verificar os fusíveis e os fios. Também é necessário software para fazer um diagnóstico, porque as avarias eletrónicas podem causar avarias mecânicas.
Pode fazer a verificação substituindo os sensores por uns em perfeito funcionamento. Se a testagem dos sensores apresentar anomalias, deve verificar também os sistemas ligados aos sensores. Se for utilizado equipamento não original, a avaria pode dever-se a ligações insuficientes.
Enquanto fizer o teste de saída, verifique adequadamente os mecanismos de travagem. Para verificar o funcionamento eficiente do TCS (sistema de controlo da tração) e ABS (sistema de travagem antibloqueio) precisa de uma plataforma especifica.
Reparação e substituição dos sensores ABS e ESP
Descubra a origem dos danos antes de reparar. Isto requer uma examinação completa. Caso os microcircuitos dos componentes estejam danificados, tem de os restaurar. Todavia, esses serviços raramente estão disponíveis, mesmo em oficinas de grande dimensão.
Se o veículo for subitamente parado a uma velocidade superior a 100 km/h, as configurações dos sensores podem degradar-se por grande sobrecarga. Nesses casos, as peças devem ser ajustadas e verificadas. É recomendável que as peças danificadas sejam sempre substituídas em oficinas.