
Líquido Dos Travões para carro
Fluido de travões para
Fluido de travões: informações úteis
Como perceber quando é a altura de mudar o fluido dos travões
Para verificar a eficácia do fluido dos travões, consulte especialistas numa estação de serviço. Irão medir o seu ponto de ebulição e a percentagem de água na sua composição com a ajuda de um dispositivo especial.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico da qualidade do fluido dos travões na presença dos seguintes sinais:
- resistência insuficiente do pedal do travão ao ser pressionado;
- eficácia diminuída de travagem;
- carro puxa para um dos lados;
- mudança na cor do fluido.
Causas de perda prematura das propriedades funcionais do fluido dos travões
O fluido dos travões funcionam em condições de elevadas temperaturas. No momento da travagem aquece até a uma temperatura média de 200°C, mas consegue suporte valores mais elevados: de 205°C a 265°C. Uma vez que o fluido é higroscópico, eventualmente a percentagem de água na sua composição aumenta significativamente, o que provoca que o fluido atinja o seu ponto de ebulição muito mais cedo que o habitual. Isto resulta na entrada de ar ou mesmo na falha total dos travões. O aumento na quantidade de água de apenas 2 a 3% reduz o ponto de ebulição em cerca de 30 a 50°C.
A perda prematura das propriedades funcionais do fluido pode ocorrer devido à condição insatisfatória das tubagens dos travões. As tubagens de borracha têm uma estrutura porosa. Se o tamanho dos microporos aumenta, por exemplo, sob a influência de luz solar directa, ou quando as microfendas aparecem devido à entrada de químicos agressivos, as tubagens deixam de conseguir proporcionar estanquicidade ao sistema.
Quanto mais água existir no fluido dos travões, maior o risco de corrosão dos componentes. Os seus produtos de desgaste formam depósitos nas superfícies internas dos componentes, que podem causar o encravamento dos pistões e dos cilindros.
Frequentemente a necessidade prematura de substituição do fluido ocorre por causa da sua inconformidade com as especificações do veículo ou com um estilo de condução. Em particular, os produtos com um ponto de ebulição mais elevado são utilizados nos carros desportivos, mas os aditivos neles incluídos podem aumentar o risco de aparecimento de ar. Estes fluidos não são adequados para veículos equipados com sistema ABS.
Em alguns casos a baixa eficácia de travagem é provocada pela utilização combinada de consumíveis diferentes em termos de composição. Os seus ingredientes podem reagir quimicamente, o que resulta não apenas na deterioração nas características do desempenho do fluido, mas também leva à destruição dos componentes vedantes e de ligação do sistema.
Substituição do fluido dos travões
A substituição do fluido dos travões equipados com ABS integral deve ser confiado a especialistas. Noutros casos, pode reabastecer o sistema de travões em ajuda de terceiros. Ao mesmo tempo, é muito importante não confundir a ordem de sangramento dos mecanismos, que está especificada na documentação técnica do carro. Siga os procedimentos abaixo:
- Coloque o veículo numa plataforma, num fosso ou rampa. Pode utilizar um macaco para tirar carga às laterais do veículo, uma após a outra.
- Desmonte as rodas.
- Remova a sujidade das superfícies das válvulas de sangramento do cilindro da roda.
- Desaperte a tampa do depósito de expansão e encha-o até ao nível máximo.
- Ligue uma tubagem transparente ao ligador da válvula e submerja a outra extremidade num recipiente parcialmente cheio com fluido dos travões.
- Peça ao seu ajudante para pressionar o pedal dos travões algumas vezes e mantê-lo pressionado nesta posição, e desaperte a válvula de sangramento ao mesmo tempo.
- Verifique o depósito do fluido dos travões: a quantidade de fluido não deve ser inferior à marca mínima.
- Repita o procedimento até que um fluido limpo, sem bolhas, surja da outra tubagem.
- Desligue a tubagem, limpe e seque a válvula e instale a tampa protectora.
- Repita o procedimento para todos os mecanismos dos travões.