
Maxilas De Travão para carro
Cintas de travão para
Cintas de travão: informações úteis
Não dirija o carro, se não há certeza absoluta de que o sistema de travagem é 100 por cento sem falhas. As pastilhas de travagem de qualidade representam o mais importante componente, que lhe permitirá sentir-se confortável e confiante quando dirigirá o carro em qualquer situação na estrada. Além da desaceleração, a falta de poeira dos travões nos discos e uma completa falta de chiado são os principais indicadores de calços de travão de alta qualidade.
As pastilhas de travagem representam a parte principal do sistema de travagem do carro, que é muito mais responsável pela segurança da máquina do que poderia parecer à primeira vista. A posição do sistema de travagem, incluindo as pastilhas, depende do estilo de condução do motorista. Se o motorista não acelera e trava fortemente, os calços vão servir muito mais do que se o motorista acelera energeticamente e trava bruscamente. Os calços de travão desgastam-se rapidamente quando ocorre a chamada travagem prolongada, especialmente nas encostas. Quando são usados a longo prazo, os calços de travão superaquecem e as suas propriedades tornam piores que afectam negativamente a segurança da sua condução. Os calços de travão são feitos de vários elementos: uma base de metal com o seu revestimento. A base é responsável pela fixação dos calços e o revestimento é responsável pela forma de travar do carro.
Se você não assegurar ao seu carro um bom sistema de travagem , corre o risco de entrar em situação de emergência. Afinal, sem o funcionamento e o bem ajuste dos travões, o motorista não será capaz para reduzir a velocidade a tempo e parar o carro exactamente onde ele foi planeado.
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Como identificar avarias nos kits de sapatas do tambor do travão
Para diagnosticar as sapatas do tambor dos travão, levante o carro com um macaco e remova a roda. Baixe a alavanca do travão de mão, e remova o tambor de travão. O grau de desgaste das sapatas é determinado pela espessura dos forros de travão. Meça-a sem ter em consideração a base de metal, usando uma pinça vernier ou uma régua. O mínimo valor admissível é de aproximadamente 1,5 mm. O valor exacto está disponível no manual do fabricante.
Se não tem experiência ou as ferramentas necessárias para desmontar os tambores de travão, contacte uma estação de serviço para que seja feito o diagnóstico dos componentes. As sapatas dos travões devem ser diagnosticadas a cada 20.000 a 30.000 quilómetros.
Pode notar que o kit de sapatas do tambor do travão requer diagnóstico de acordo com os seguintes critérios:
- som estridente e silvos durante a condução;
- oscilação na zona das rodas durante a travagem;
- consumo elevado de fluido dos travões;
- aumento da distância de travagem.
Motivos para avarias do kit de sapatas do tambor de travão
No processo de funcionamento, as sapatas do tambor de travão são sujeitas a cargas elevadas. O motivo do desgaste prematuro é a contaminação dos material de fricção com óleo.
A vida útil dos componentes varia entre os 100.000 e os 150.000 km, e depende em parte do estilo e condições de condução. A condução agressiva, e as travagens abruptas e frequentes em estradas molhadas, e a superfície da estrada de má qualidade reduzem a vida útil dos componentes.
Um factor importante é também a qualidade do material de fabrico dos componentes. As sapatas de má qualidade gastam-se e danificam-se muito mais rapidamente.
Substituição do kit de sapatas do tambor de travão
As sapatas de travão são elementos consumíveis, pelo que não estão sujeitas a reparação ou restauração. Os componentes devem ser substituídos simultaneamente no mesmo eixo. O algoritmo é o que se segue:
- Levante o veículo utilizando um macaco.
- Bloqueie as rodas dianteiras utilizado tijolos ou calços.
- Baixe o travão de mão.
- Desaperte as porcas das rodas e remova-a.
- Desaperte a fixação do tambor de travão e remova-o.
- Afrouxe o cabo do travão de mão.
- Remova as molas de retenção.
- Remove as sapatas.
- Instale os novos componentes na ordem inversa.
Se, enquanto substitui as sapatas dos travões, encontrar alguma deformação ou desgaste do tambor, este deve ser substituído.